Júlio Chaves

Ciclofaixas, mobilidade urbana e sustentabilidade

A base de uma cidade considerada sustentável é aquela que possui conexões de mobilidade entre os bairros e o Centro.

12 de maio de 2022 às 11:51
2 min de leitura

Teresina sofre há décadas com questões relacionadas a mobilidade urbana e sustentabilidade. Por exemplo, abase de uma cidade considerada sustentável é aquela que possui conexões de mobilidade entre os bairros e o Centro.

O urbanismo sustentável ocorre quando possui um sistema de transporte público que incentive, por meio de ciclofaixas, o uso de bicicletas. Além de calçadas adequadas para o deslocamento a pé.

O aumento da densidade populacional em determinado bairro, com edifícios de uso misto, diversidade entre usuários e residências ajudam na eficiência desta mobilidade. Bairros bem planejados, e que tenham incentivo para o crescimento comercial e de escritórios, podem ser mais sustentáveis pois o uso de automóveis seria reduzido.

Avenida Raul Lopes Divulgação

As ciclofaixas devem ser pensadas levando em consideração as condições específicas de cada região, bem como sua topografia, as ruas, o clima e as vias que serão conectadas. Deve existir uma sensibilidade por parte dos urbanistas para entender a dinâmica da população local.

Canteiro Central da Avenida Frei Serafim, Teresina, isolamento Thiago Rodrigues/Lupa1

As cidades devem ser sustentáveis e possuir segurança para seus usuários. Ela deve ser orgânica, deve respirar, deve ser projetada para as pessoas se conectarem, criando relações interpessoais através de espaços que possam servir como elemento dessas interações.

Devemos pensar os espaços urbanos como espaços democráticos, feitos e projetados para todos e não somente para automóveis.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas