Júlio Chaves

Arquitetura de Interiores em ambientes corporativos

A arquitetura de interiores, através da estética organização e conforto, tem como objetivo integrar os usuários com elementos presentes no ambiente.

28 de janeiro de 2022 às 08:35
3 min de leitura

Os ambientes corporativos quando não estão bem resolvidos em termos de fluxos, acessos e ângulos visuais, tendem a ser ineficientes. Várias pesquisas apontam que os ambientes influenciam no comportamento humano. Estudos mostram que locais ricos em estímulos sensoriais tem uma grande influência sobre o comportamento e cognição dos seus usuários.

Escritório localizado no ED. Manhattan, Teresina/PI

A arquitetura de interiores, através da estética organização e conforto, tem como objetivo integrar os usuários com todos os elementos presentes em um ambiente, através de uma constante sinergia. Tudo que existe dentro de um espaço de uma forma direta ou indireta ativa no inconsciente as emoções dos usuários.

Compreender a cronobiologia, por exemplo, é de grande importância na concepção projetual em ambientes corporativos, pois a percepção do claro e escuro pode influenciar na produção de alguns hormônios contribuindo para o desempenho do trabalho nesses ambientes.

A simetria e a harmonia entre todas as linhas de um ambiente são percebidos pelo nosso cérebro respondendo de uma forma positiva ou não. Por isso, todas as proporções e escalas dos objetos usados nesses ambientes bem como sua complexidade irá influenciar diretamente em nosso comportamento.

Por exemplo, estudos recentes mostram que o pé direito alto, dá a sensação de liberdade estimulando até mesmo a criatividade, enquanto ambientes horizontais nos dá a sensação de movimento e os verticais estimulam a reflexão. Já a iluminação é de suma importância dentro de ambientes laborativos pois, a qualidade da luz artificial bem como a natural afetam diretamente a nossa capacidade de estado de alerta, atenção bem como a retenção de informações. Por isso devemos estar atentos aos ambientes projetados, sua organização e qualidade de iluminação além de fatores relacionados com a ergonomia. Devemos também criar ambientes acolhedores, pois os funcionários devem se sentir felizes elevando assim sua produtividade.

Podemos melhorar a qualidade de vida dos usuários através da criação de espaços de convivência, ou da utilização da biofilia, ou seja, trazer um pouco da natureza pra dentro dos escritórios, seja através da utilização de plantas, seja pela integração desses ambientes com o meio externo, de acordo com a OMS, diminuindo até mesmo estados de ansiedade e depressão, além da humanização desses ambientes.

Um outro fator que contribui para uma melhor qualidade de vida dentro desses ambientes seria a integração desses espaços, levando a uma maior interação social entre os colaboradores dessas empresas.

@juliochavesdi

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas