Tony Trindade

Tenhamos medo e cuidado

Segunda onda da Covid-19 avança de forma avassaladora pelo país, colapsando o sistema de saúde em vários estados.

11 de março de 2021 às 10:43
2 min de leitura

Pelo visto, a Covid-19 não dará trégua a nós ao longo de 2021. Depois de um 2020 complicado, começamos o ano animados, com as primeiras vacinas chegando e sendo aplicadas em janeiro.

Festejamos muito, com razão! Porém, embora soubéssemos que ainda levaria algum tempo para a vacinação chegar a todos, não esperávamos que essa demora fosse tão grande. Não porque a vacinação não foi concluída até aqui, mas porque sabemos que, no ritmo que vai, ela não será concluída por tão cedo, talvez nem mesmo em 2021.

Enquanto isso, a segunda onda da Covid-19 avança de forma avassaladora pelo país, colapsando o sistema de saúde em vários estados e deixando outros à beira do colapso.

Leitos de UTI Divulgação/Governo do PI

Aqui no Piauí, tanto a rede pública quanto a rede privada estão lotadas, com pessoas já na fila de espera por uma vaga em leito de UTI. O colapso também vai em direção ao interior do estado.

No Hospital Regional de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, os 15 leitos de UTI estão ocupados, segundo informou ontem (10) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O hospital recebe pacientes de pelo menos 18 municípios da região.

Imaginem a situação: cerca de 20 cidades dependem de um hospital que já não tem nenhum leito de UTI disponível. Diante desse cenário assustador, não resta outro apelo senão dizer aos piauienses que tenham medo e muito cuidado. Sim, é preciso ter medo de uma tragédia que bate às nossas portas e que pode atingir a nós e nossos familiares.

Diante do medo, é preciso termos o máximo de cuidado para evitar que não nos contaminemos e não precisemos de internação hospitalar. Aos nossos governantes, pedimos urgência na aquisição de vacinas e em ações que garantam proteção e atendimento à população.

Ao povo, pedimos muito cuidado. Tenhamos medo, responsabilidade, consciência e fé.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas