Tony Trindade

Brasil: um perigo para o mundo

O entendimento da OMS é de que o Brasil representa um risco mundial no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

13 de março de 2021 às 11:39
2 min de leitura

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, voltou a demonstrar nesta sexta-feira (12) preocupação com o momento da pandemia no Brasil.

O entendimento da OMS é de que a gravidade da crise de saúde em nosso país tem consequências mundiais. Em outras palavras, o Brasil é um risco para o mundo.

Tedros Adhanom - Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) Agência Brasil

O perigo da Covid-19 afeta vários outros países em todos os continentes, mas a situação brasileira é uma das mais preocupantes. Tudo bem que somos um país de tamanho continental e com uma enorme diversidade, mas estamos nessa situação, em grande parte, por negligência no enfrentamento da pandemia. Aqui, misturou-se política e ideologias com questão de saúde pública e o resultado está sendo essa tragédia nacional.

Além disso, fomos campeões em negacionismo e irresponsabilidade, inclusive por parte de quem deveria liderar o enfrentamento nacional à Covid-19. Como resultado de tudo isso, vivemos uma segunda onda avassaladora.

Se tivesse havido mais união, senso de responsabilidade, planejamento e menos politicagem, certamente não estaríamos vivendo o momento que estamos vivendo.

Um dia, a pandemia do coronavírus vai passar, porém, aqueles que foram irresponsáveis em sua condução serão lembrados, ainda que tenham mudado o tom quando se viram encurralados pela gravidade do problema. Nosso Brasil, que sempre foi um país de gente acolhedora, alegre e festiva, não merecia ter essa imagem tão negativa atualmente. A imagem de uma nação que, entre tantas outras que sofrem com a pandemia, é aquela que reflete um risco para o mundo. É triste saber que tudo poderia ser diferente, mas não foi porque a irresponsabilidade e a insensatez falaram mais alto por aqui.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas