Thiago Trindade

Vandalismo: Paradas de ônibus seguem depredadas e quem perde é a população

Estações de ônibus de Teresina são destruídas dois dias após revitalização

09 de fevereiro de 2022 às 21:10
4 min de leitura

Nos últimos meses, a crise do transporte público tem trazido sérios problemas ao povo teresinense, mas que aos poucos vem tentando ser solucionada pela prefeitura.

As superintendências das ações administrativas descentralizadas (SAADs) leste e centro, em parceria, realizaram nesta semana a recuperação de doze estações de ônibus na zona leste da cidade.

Porém, em menos de dois dias, alguns vídeos começaram a circular pelas redes sociais, vídeos estes, que mostravam vândalos da região danificando a estrutura.

Vandalismo nas paradas de ônibus. Ontem, hoje e sempre. Até quando?


Os usuários do transporte público municipal por muito tempo pedem por mais atenção da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) em relação à segurança e a manutenção das paradas de ônibus, afinal, o povo merece o conforto e boas condições. Mas para alguns, esse cuidado que é feito com frequência pela atual gestão, é visto como uma oportunidade de cometer o pior dos atos que a população pode sofrer: o vandalismo.

Vidros sem resistência a impactos mostram a fragilidade do projeto das paradas de ônibus em Teresina.
De acordo com o superintendente da SAAD CENTRO, Roncalli Filho, assim que uma etapa da revitalização das paradas de ônibus está sendo concluída, os vândalos já começam a agir, quebrando e depredando a estrutura.

"Nós pedimos a ajuda da população de Teresina, pedimos a compreensão e que denunciem, que liguem para a guarda municipal. A nossa intenção é oferecer mais comodidade aos usuários da região." Reforçou o gestor.

Superintendente Roncalli Filho. Ele até tenta mas uma andorinha só não faz verão

É fato que toda cidade possui problemas com o vandalismo. Porém, cabe a população ser conscientizada do óbvio, que práticas como o vandalismo destroem o patrimônio que é do povo, e ao depredar espaços públicos, você não vai prejudicar aqueles que estão no topo, mas somente aqueles que realmente precisam diariamente do meio de transporte público mais popular da nossa cidade, para sua locomoção.

Campanhas de conscientização da população devem ser um dos pilares para sustentar o sistema de transporte público na capital.

Aqui fica também uma observação, a Prefeitura não pode, infelizmente, confiar na boa ação de toda a sociedade. Vandalismo existe e em uma cidade com quase um milhão de habitantes, esse risco jamais será temporário, ele sempre irá existir. Cabe agora as autoridades, além de conscientizar a população, também conscientizar elas a denunciar qualquer suspeita de depredação do local.

Também tirar como exemplo cidades maiores que utilizam de sistema de câmeras, vidros com maior segurança, sistema de controle de entrada e saída e claro vigilância integral, para que haja de fato a conservação de uma das obras mais caras que nossa cidade já teve mas que ainda sofre com um sistema de transporte que quando criado deixou marcado todas essas problemáticas.

Paradas de ônibus em Curitiba contam com controle de entrada e saída e sistema de segurança integrado. (Reprodução: Daniel Castellano)

Como denunciar


A população pode ajudar na conservação dos bens públicos. Ao ver algum ato de vandalismo ou qualquer crime praticados contra o patrimônio do povo, você pode fazer uma denúncia para a Guarda Municipal através do número 153.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas