Lupa 1
Thiago Trindade

Alerta

Junho: Cuidado para não se queimar!

Durante o mês de junho,o número de entrada de pacientes por queimaduras no HUT superou registros do mesmo período em 2019.

De acordo com dados divulgados pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT), em junho deste ano a unidade registrou a entrada de 19 pacientes por conta de queimaduras, sendo esse o maior número desde 2019.

  

HUT - Hospital de Urgência de Teresina
AsCom HUT

  O levantamento realizado pelo hospital abrange registros do mês de junho de 2019 à 2022. Durante o mesmo período do ano passado foram registradas no ambulatório, 54 entradas por queimaduras.

Conscientização

Além de ser o mês das tradicionais festas juninas, junho também é marcado pela recorrência de acidentes que envolvem fogueiras e queima de fogos.

Por conta disso, a atenção deve ser redobrada. Confira algumas dicas de como prevenir acidentes:

  • Evite acender fogueiras em áreas de vegetação;
  • Não use álcool líquido para acender o fogo;
  • Mantenha uma distância considerável da fogueira;
  • A queima de fogos só deve ser realizada em área aberta e por um profissional.

Reprodução: Agência Brasil

Primeiros Socorros

No caso de queimadura de segundo ou terceiro grau, a melhor alternativa é ligar imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel De Urgência (SAMU) por meio do 192. Em caso de incêndio, solicite socorro do Corpo de Bombeiros através do 193.

Durante o aguardo do atendimento emergencial, a recomendação é que a vítima lave o local da queimadura com água corrente fria. Não se deve furar bolhas ou colocar qualquer substância no local, como creme dental, pó de café ou manteiga.

O Ministério da Saúde alerta que somente o profissional de saúde sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.

Mais conteúdo sobre:
AcidenteMinistério da SaúdeSaúde

DÊ SUA OPINIÃO