Thiago Trindade

Descarte irregular de lixo: multa para “sujões” pode chegar até 4 mil reais

Ruas tem se tornado intrafegáveis por conta de lixo acumulado.

28 de abril de 2022 às 21:05
3 min de leitura

Apesar dos mutirões de limpeza e as medidas tomadas pela Prefeitura de Teresina para manter a cidade limpa, em alguns bairros da cidade, os moradores continuam fazendo o descarte irregular de lixo.

Poluição visual, mau cheiro, dificuldade de locomoção, e proliferação de doenças são só algumas das inúmeras consequências do lixo despejado de forma indevida.

Na calçada da quadra 9, no bairro Parque Piauí, localizado na zona sul da cidade, é possível observar entulhos, galhos de árvores e até materiais de construção despejados por populares.

Calçada do centro espírita Joca Vieira no bairro Parque Piauí.

Uma moradora que preferiu não ser identificada denuncia que mesmo com o lixo sendo recolhido toda semana, aparecem carroceiros, caminhões e até moradores de outras ruas para descartar os resíduos.

Lixo na calçada se torna incômodo para quem passa pela região.

A situação é pertinente por toda cidade. Durante o programa Brasil Urgente Piauí, o repórter Eudson Almendra foi até a praça de eventos do bairro Dirceu, zona sudeste da capital, e entre os entulhos, é possível identificar desde pneus velhos até um sofá abandonado.

Praça de eventos do bairro Dirceu.

Mais do que uma agressão ambiental, a sujeira em vias públicas é uma questão sanitária que coloca em risco a saúde e integridade do teresinense.

Uma situação como essa é inadmissível. É preciso que a população respeite o espaço público e exerça a sua educação.

A responsabilidade da limpeza urbana não é somente da gestão municipal, mas de todos nós.

Colabore com a limpeza pública

As Superintendências de ações administrativas descentralizadas (SAADS) de cada zona elaboram semanalmente a programação de limpeza dos bairros, que são executadas pela CTA e coordenadas pela Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH).

Você pode denunciar de forma anônima esse tipo de infração para o programa Lixo Zero, através do número (086) 9 9402 3074.

Além de fotos, a população pode enviar vídeos e informações sobre os descartes irregulares, para ajudar a identificar os infratores e aplicar as penalidades previstas em lei.

Vale lembrar, que houve um reajuste nos valores das multas por descarte irregular de lixo. Agora, os “sujões” podem pagar mais de 4 mil reais em casos de infração grave.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas