Coluna Ponto de Vista

Feitosa Costa

NOVO ORIENTE: CPI da saúde identifica notas superfaturadas em altos valores

No ano de 2023 o prefeito da cidade comprou estetoscópios com um superfaturamento de 900%.

14 de julho de 2023 às 09:01
3 min de leitura

CPI da Saúde na Câmara Municipal de Novo Oriente identificou notas superfaturadas em altos valores.

Só no ano de 2022 o prefeito de Novo Oriente comprou vários estetoscópios pelo valor de R$ 372,00. No ano de 2023 os mesmos estetoscópios foram comprados com um superfaturamento de 900%.

Prefeito de Novo Oriente Afonso Sobreiro (PP). - Foto: Reprodução/Instagram

Pressão alta

A CPI de Novo Oriente identificou ainda que vários aparelhos de medir pressão adquiridos em 2022 foram comprados em 2023 com um aumento de 200 por cento.

Cara a cara

A CPI agora quer confrontar através de acareação os depoimentos da ex-secretária de saúde Odeni de Jesus, que escancarou o esquema, com o secretário de finanças João da Cruz.

Entrada do municipio de Novo Oriente. - Foto: Reprodução

Braço direito

João da Cruz, segundo revelação da secretária, é o braço direito do prefeito e obedecia todos os comandos, inclusive realizando compras e fazendo pagamentos sem o conhecimento de Odeni.

Esconde-esconde

Vários dos equipamentos que chegavam para o hospital, eram acondicionados em imóveis privados do prefeito sem qualquer conhecimento ou controle por parte da secretária de saúde.

Afastamento

A CPI estuda pedir o afastamento do prefeito Afonso Sobreira caso haja tentativa de atrapalhar as investigações.

Indo para Barro Duro...

Contra o tempo

O juiz Marcos Cavalcanti de Barro Duro deu prazo de 5 dias para que o prefeito Elói Pereira de Sousa e secretários de educação e assistência social se manifestem sobre o pedido de afastamento do prefeito e secretários promovido pelo promotor de justiça Ary Martins.

Prefeito Elói Pereira. - Foto: Divulgação

O caos

O promotor de Justiça entendeu que se instalou um "Estado de coisas ilícitas" em Barro Duro, sendo necessário o afastamento dos gestores para que os atos ilícitos parassem.

A bomba

O afastamento foi pedido após o TCE ter constatado pagamento de mais de R$ 1 milhão a construtora de fachada. O prefeito alega que mandou suspender os pagamentos.

Decisão

Depois que os gestores apresentarem suas justificativas no prazo de 05 dias o juiz da comarca deverá decidir se acata o pedido de afastamento.

Pergunta na política...

Depois que o Fluminense do Piauí foi eliminado na série D o seu presidente de honra pode se desgostar também da política e sumir?

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas