Coluna Política em Pauta

Júnior Santos

Merlong diz que Lula não mudou seu jeito: "Sempre saiu para tomar uma cachacinha"

Deputado afirmou que Lula continua tendo os mesmos hábitos e brincadeiras que tinha quando era operário.

14 de março de 2025 às 16:50
4 min de leitura

O deputado federal Merlong Solano (PT) defendeu o presidente Lula sobre falas recentes do presidente Lula (PT) que polemizaram na internet. Merlong afirmou que Lula é amigo de José Guimarães (PT), a quem o gestor chamou de “cabeçudão cearense”, e que o líder apenas mantém os mesmos hábitos que tinha quando era operário, quando era comum ele sair para “beber uma cachacinha” com os mais próximos, segundo o parlamentar.

Merlong Solano e Lula. Foto: Reprodução /Facebook

“Gente, o Lula é um ex-operário. A pessoa não deixa de ser o que é porque chegou à presidência. O Lula sempre foi espontâneo, daquele que sai da fábrica para ir tomar uma cachacinha na esquina com os amigos, onde se fala todo tipo de coisa. Ele é amigo do Guimarães. O Lula é nordestino. Agora, quantas vezes a gente diz que os cearenses têm a cabeça grande?”, disse.

A reação do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), à mesma fala foi diferente. Em visita à Universidade Federal do Piauí nesta sexta-feira (14), Wellington avaliou a fala do presidente como “não recomendável”.

Lula e Wellington Dias- Foto: Ricardo Stuckert

“Realmente não é recomendável, mas veja só, o presidente Lula conhece o Guimarães desde criança. Eu sei que eu, você, todos nós, hoje, a gente tem que ter muito cuidado, o mundo mudou, tem uma série de conceitos que a gente deve respeitar, preservar, mas eu tenho certeza que o direito de brincar uns com os outros [deve ser preservado], e ali foram dois amigos”, disse.

Sobre a polêmica da ‘mulher bonita’

Lula e Gleisi. Foto: Reprodução / PT.

Sobre a polêmica envolvendo a secretária das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), a quem o presidente chamou de “mulher bonita” ao discorrer sobre sua indicação para a pasta, o deputado Merlong reagiu mais gravemente. Para ele, a fala de Lula foi infeliz, ainda que o parlamentar defenda o direito de se elogiar, respeitosamente, uma mulher.

“A frase dele não foi feliz, porque a Gleisi, comprovadamente, é uma pessoa extremamente qualificada, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista político, presidente do maior partido do Brasil durante sete anos, pelo seu próprio mérito, já foi ministra anteriormente. Agora, o Lula é uma pessoa espontânea, muitas vezes ele diz, olha, terminamos o evento, agora vamos ali tomar uma cachacinha [...] Agora dizer que uma mulher é bonita é misoginia?”, questionou.

O ministro Wellington, no entanto, avaliou como desproporcional a repercussão que o tema ganhou. O ex-governador diz que o assunto está sendo distorcido e questiona se as pessoas responsáveis por isso trabalham.

“Começar pela declaração do presidente. Olha, pega o áudio da fala, está disponível, e veja qual é a frase que tem lá. É só isso, dá uma olhada na frase. Não é nada disso que estão divulgando. Infelizmente, tem muita gente acreditando, não é? Quando não mente diretamente, distorce. Não é a coisa que a pessoa diz e isso é lamentável. A própria, acho que ninguém melhor do que a própria ministra Gleisi, como ela se posicionou, de forma muito corajosa. Somos um campo político que combate firmemente a misoginia. Segundo, a ministra Nísia atacou exatamente esse campo que dia a dia não faz outra coisa. Às vezes eu fico pensando, será que não trabalham, não é?”, respondeu.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas