Piauí em números

Procedimentos de harmonização facial no Nordeste cresce 50% em um ano

03 de outubro de 2023 às 17:47
3 min de leitura

Clima quente, incidência intensa de luz solar e os períodos de seca impactam diretamente na saúde da pele, contribuindo para o surgimento de manchas e a aceleração do processo de envelhecimento. Para esses casos, o conselho na ponta da língua do dermatologista é o uso do protetor solar. Ele ajuda e é imprescindível, claro. Mas, às vezes tem que ser acompanhado de algo mais.

E esse algo mais, tem ganhado cada vez mais adeptos, principalmente quando o assunto é manter a juventude. Estamos falando de harmonização facial, que registrou um crescimento de 390% na busca por procedimentos estéticos no país. O dado é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que só no Nordeste verificou um aumento do 50% desse tipo de procedimento, em 2022.

Armonização facial - Foto:Reprodução

A pesquisa, que abrangeu cerca de 1,2 mil entrevistados, revelou que, aproximadamente, 80% deles já haviam se submetido a algum procedimento não invasivo. Dentre os participantes do estudo, 15% manifestaram interesse em passar por algum ajuste facial no futuro. Aqui no Piauí, a odontóloga Renata Lages é uma das referências nesse tipo de procedimento.

De acordo com ela, os procedimentos mais demandados na harmonização envolvem toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico e bioestimuladores. “Essas intervenções são menos invasivas e proporcionam resultados imediatos, remodelando os contornos faciais, reduzindo sinais de envelhecimento”, destacou a profissional, que também é Membro da Academia Internacional de Estética BucoMaxilofacial

No Nordeste, o crescimento da harmonização facial está em 50% desde 2022. Dentre os participantes da pesquisa, 15% manifestaram interesse em passar por algum ajuste facial no futuro. Em 2020, as ferramentas de pesquisa, como o Google, registraram um aumento significativo de 540% nas consultas relacionadas à harmonização facial, evidenciando o contínuo interesse pelo tema. Outros procedimentos, como botox e ritidoplastia, também fazem parte da lista dos mais buscados.

No entanto, mesmo com o crescimento da procura, o medo ainda é grande e os mitos são diversos. Um deles é a crença de que a eficácia do procedimento diminui com o tempo. “É possível realizar reaplicações que vão funcionar da mesma maneira que a anterior, visto que o organismo absorve os produtos utilizados, garantindo resultados consistentes a cada aplicação. É necessário apenas respeitar o intervalo correto”, explicou Regina.

Outra preocupação comum é que a harmonização facial reduz a sensibilidade facial, o que também é infundado, uma vez que as aplicações “são superficiais e não afetam a sensibilidade”, esclarece a médica, que ainda informa sobre o fato de a harmonização facial ser adequada para todos os tipos de pele, inclusive para aqueles que possuem pequenas cicatrizes de acne provenientes da adolescência e manchas solares.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas