Piauí em números

Blitz representa quase 20% da recuperação dos celulares roubados no Piauí

Dados mostram que até agosto, mais de 1.8 mil aparelhos foram retirados das mãos de pessoas que não eram os verdadeiros proprietários.

25 de setembro de 2023 às 18:42
4 min de leitura

A recuperação de celulares roubados ou furtados no Piauí cresceu 115% esse ano, em relação ao mesmo período de 2022. Os números são Secretaria Estadual de Segurança e mostram que até agosto, mais de 1.8 mil aparelhos foram retirados das mãos de pessoas que não eram os verdadeiros proprietários. E boa parte desse total, quase 200, foram encontrados durante a realização das blitzen de trânsito, ocorridas em todo o Estado.

Celulares recuperados - Foto: Reprodução

O serviço de fiscalização tem apenas três meses e já tem uma média de uma recuperação a cada 12 horas, somente nas blitzen. E essa ação, que é considerada pioneira no país, ganhou, recentemente, o reforço do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que decidiu não haver violação do sigilo de dados quando ocorre a averiguação do celular, nas abordagens feitas nas operações de trânsito.

“A quinta turma do STJ só referendou algo que já fazemos desde junho, quando começamos a fiscalização”, afirmou Fernando Aragão, chefe do Controle de Operações de Trânsito no Piauí, acrescentando que o agente policial pode verificar o IMEI, que é o CPF do celular, para pesquisar, na base de dados, se o mesmo é fruto de roubo ou furto. “Nisso, já encontramos quase 200 aparelhos nas blitze”, pontuou.

Número de celulares recuperados cresceu - Foto: Reprodução

Mas, nas operações de trânsito, a inclusão de agentes da polícia civil, tem ocasionado em apreensões de material ilícito e prisões de criminosos, muitos foragidos. Só na última semana, a Diretoria de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública realizou ações de trânsito em Teresina e no município de São Miguel do Tapuio, no norte do Estado.

A ação foi realizada em conjunto pela Polícia Civil, Polícia Militar e Detran e ocasionou na abordagem de nove pessoas, que foram presas pelo crime de receptação, com aparelhos celulares provenientes de furto e roubo, cinco pessoas conduzidas por embriaguez ao volante e uma presa com mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável.

Ações realizadas - Foto: Reprodução

De acordo com Fernando Aragão o objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância do respeito e segurança no trânsito, além de reduzir a criminalidade. “Nosso trabalho visa garantir um trânsito mais seguro e eficiente, através de ações preventivas que tem como intuito conscientizar toda a população. A Semana Nacional do Trânsito é uma forma de intensificar essa mensagem para um número maior de pessoas”, falou.

E todo esse combate aos roubos e furtos de celulares no Piauí, tem várias frentes. A ação das blitze é apenas uma. Na última sexta-feira, dia 22 de setembro, por exemplo, a polícia realizou a devolução de 60 aparelhos celulares recuperados pelo Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARFF).

O NARFF foi criado em março de 2023 e atua em ocorrências relacionadas a roubos e furtos de celulares, intensificando ações que promovam a repressão qualificada desse tipo de crime. É importante que o cidadão, vítima de furto ou roubo de celular, registre boletim de ocorrência informando o número do IMEI do aparelho.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas