Coluna Letras da Política

Gustavo Almeida

Vitória de candidato do PSD interrompe hegemonia "divina" que durava duas décadas no Piauí

Clã familiar que governa um dos municípios mais pobres do estado desde a criação foi derrotado nas eleições do dia 6.

17 de outubro de 2024 às 10:10
3 min de leitura

As eleições do último dia 6 de outubro interromperam a hegemonia política de uma família que governa o município de Aroeiras do Itaim desde a emancipação. Com a vitória do candidato a prefeito de oposição Marciano Macedo (PSD), a família "de Deus" será destronada da prefeitura após 20 anos seguidos no poder.

A família "de Deus"

O município de Aroeiras do Itaim, distante 330 km de Teresina, foi emancipado por lei estadual em 1999, mas a primeira eleição para prefeito e vereadores só ocorreu em 2004. Desde então, uma única família tinha vencido todas as disputas municipais.

Gilmar de Deus, Bill de Deus e Wesley de Deus

O primeiro prefeito foi Gilmar de Deus, eleito nos pleitos de 2004 e 2008. Após oito anos no poder, Gilmar lançou o sobrinho Wesley de Deus, que venceu as eleições em 2012 e 2016 e também ficou oito anos na prefeitura. Em 2020, o vencedor foi Bill de Deus, irmão de Gilmar e tio de Wesley.

Bill de Deus, que tem apenas o ensino fundamental e se declara agricultor, tinha direito à reeleição no pleito deste ano, mas o candidato do grupo, ou melhor, da família, voltou a ser o ex-prefeito Wesley de Deus (MDB). O "chefe político" do grupo queria retornar à prefeitura após quatro anos.

A derrota do clã divino

Marciano Macedo quebrou invencibilidade da família "de Deus" e será prefeito (Reprodução/Instagram)

O plano "divino" de continuar no poder deu errado desta vez. O candidato oposicionista Marciano Macedo derrotou Wesley de Deus por uma maioria de 339 votos. Marciano teve 2.211 votos (54,15%) contra 1.872 (45,85%) de Wesley de Deus.

Com a vitória da oposição, Aroeiras do Itaim vai experimentar pela primeira vez uma gestão comandada por alguém de fora da família "de Deus". A pequena cidade localizada na região de Picos é uma das mais pobres do Brasil, com renda média mensal abaixo de R$ 40, segundo estudo recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Rafael Fonteles tentou

Rafael apoiou, foi à cidade fazer campanha, mas candidato foi derrotado (Reprodução/Instagram)

Quem apoiou a continuidade da família "de Deus" em Aroeiras do Itaim foi o governador Rafael Fonteles (PT). Dez dias antes da eleição ele esteve na cidade em ato de campanha, criticou duramente a oposição e disse que tinha lado e esse lado era o de Wesley de Deus.

Apesar do apoio, o candidato de Rafael foi derrotado e a família "de Deus" agora tem data marcada para deixar o poder: será no dia 1º de janeiro de 2025.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas