Vereadores denunciam ao MP-PI situação precária de escolas em Currais
Em uma das escolas, diretor contou que profissionais e alunos fazem necessidades no mato por falta de banheiro.
Dois vereadores do município de Currais, a 640 km de Teresina, na região Sul do Piauí, denunciaram ao Ministério Público Estadual condições precárias de escolas da zona rural mantidas pela prefeitura. A denúncia protocolada na Promotoria de Justiça de Bom Jesus na quarta-feira da semana passada é assinada pelos vereadores Neto Calisto (PC do B) e Euclides Barros, conhecido como Paca (PSD).
Escola da comunidade Largos (Foto: Reprodução)
Em fiscalizações realizadas nas escolas, os parlamentares encontraram problemas como falta de banheiros, teto danificado, merendas vencidas ou armazenadas de forma incorreta, falta de acessibilidade, armários amarrados com fitas, fiação elétrica exposta e outras falhas. A denúncia inclui a situação precárias das escolas municipais das comunidades Bonita, Buritizal, Largos, Agrovila e Terçado.
Na escola da comunidade Bonita, onde estudam cerca de 20 alunos, não existem banheiros. Conforme relato do diretor publicado pelos vereadores, quando os alunos precisam fazer necessidades vão para o mato. "Você sabe, como a gente vive no interior, dar-se um jeitinho e quando aperta tem que ir para dentro da mata", contou o profissional.
Materiais e merenda armazenados de forma inadequada
Conforme a denúncia, a maioria dos problemas se repete nas demais escolas vistoriados. Na Unidade Escolar João Pinheiro, na comunidade Agrovila, a merenda escolar estava em falta há 15 dias quando o vereador Neto Calisto esteve no local. As fotos do estado das escolas foram anexadas na denúncia feita ao MP-PI.
O município de Currais possui 4.854 habitantes, segundo o Censo de 2022 do IBGE. Um relatório sobre a situação das escolas foi entregue pelos vereadores à Câmara Municipal e à Prefeitura de Currais. O prefeito da cidade é Raimundo Sobrinho (MDB).
Estrutura física em condições ruins (Foto: Reprodução)
OUTRO LADO
O Lupa1 tentou contato na manhã desta segunda-feira (4) com a gestão municipal de Currais por meio de um dos canais da prefeitura nas redes sociais. Porém, até a publicação da matéria, às 16h10, nenhuma resposta foi enviada. O espaço para posicionamento segue aberto.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .