Gustavo Almeida

TCE-PI nega recurso e mantém decisão que proíbe Dr. Pessoa de tirar verbas da FMS

Prefeitura tentou reverter decisão monocrática tomada na semana passada pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros.

05 de janeiro de 2024 às 08:25
4 min de leitura

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros, negou pedido da Prefeitura de Teresina para revogar parcialmente decisão monocrática que impede a gestão municipal de tirar recursos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e destinar para outras pastas. A nova decisão do TCE-PI foi publicada nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial do órgão.

Conselheiro Kennedy Barros (Foto: Divulgação/TCE-PI)

Na semana passada, Kennedy Barros tornou sem efeito quatro decretos assinados pelo prefeito Dr. Pessoa que remanejavam as verbas da FMS mesmo em meio à grave crise no sistema de saúde pública da capital. O próprio conselheiro, relator de plantão, negou o pedido de revogação.

Argumento rejeitado

No recurso, a Prefeitura de Teresina alegou que a Secretaria Municipal de Finanças precisa, no encerramento do exercício financeiro de cada ano, "movimentar os saldos de dotações orçamentárias entre unidades administrativas, objetivando otimizá-las no cumprimento de obrigações constitucionais".

O argumento não convenceu o conselheiro Kennedy Barros e a decisão anterior foi mantida.

| Chamou de engomadinho

Dr. Pessoa e Evandro Hidd (Fotos: Lupa1)

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa não quer graça com o vereador Evandro Hidd (PDT). Numa entrevista ontem (4) na televisão, Pessoa chamou o parlamentar municipal de "engomadinho" e disse que Hidd está longe de ter a história que ele tem. Sem citar nomes, o prefeito ainda insinuou que o vereador desprezou o ex-prefeito Firmino Filho (1963-2021), que lançou Hidd na política e ajudou a elegê-lo duas vezes.

As razões da fala

Dr. Pessoa ficou incomodado com a postura de Evandro Hidd, que foi um dos vereadores mais afoitos na ideia da tal sessão extraordinária que a Câmara convocou para debater a crise na saúde e que no fim das contas nem quórum teve. Mais cedo, Dr. Pessoa já havia falado que alguns "engomadinhos" ligados ao governador Rafael Fonteles (PT) orquestraram todo o barulho em torno da crise na saúde municipal.

| Exposição de realidades

Hospital de Urgência de Teresina (Divulgação/FMS)

A possibilidade de uma intervenção do Governo do Estado no sistema de saúde da capital, além de não ter ido adiante, ainda gerou uma exposição da realidade do sistema estadual de saúde. Os que são contrários à medida denunciam que o Estado não dá bom exemplo quando o assunto é saúde e, dessa forma, não tem "moral" nem capacidade para intervir na crise de enfrentada em Teresina.

Nas costas de Teresina

Alguns dos que se opõem à ideia da intervenção lembraram que Teresina sempre carregou a saúde do Piauí nas costas, pois as unidades de saúde do Governo no interior não dão a resolutividade necessária aos casos, o que sobrecarrega o sistema na capital. O HUT, maior hospital de urgência e emergência do Piauí, é da Prefeitura de Teresina.

| Georgiano comemora

Georgiano Neto (Foto: Geisilane Araújo/Lupa1)

O deputado estadual Georgiano Neto (MDB) celebrou ontem, quinta-feira (4), os números alcançados pelo perfil dele na rede social Instagram. De acordo com Georgiano, no ano de 2023 as suas publicações no Insta superaram 1,4 milhão de visualizações, apenas no feed. "Muito obrigado aos amigos e amigas que possibilitaram essas estatísticas favoráveis", publicou o parlamentar também no Instagram.

Gosta das redes

Georgiano é um dos políticos do Piauí com maior presença nas redes. No Instagram, ele tem 54,3 mil seguidores. Apesar de significativo, o número representa apenas metade dos votos que ele teve na eleição de 2022, quando alcançou 109 mil sufrágios e bateu o próprio recorde como deputado estadual mais votado da história do Piauí.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas