Geral

TCE-PI proíbe Dr. Pessoa de remanejar recursos da FMS para outras pastas

Decisão cautelar foi tomada pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Kennedy Barros.

28 de dezembro de 2023 às 16:22
3 min de leitura

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros, determinou a suspensão de quatro decretos em que o prefeito de Teresina Dr. Pessoa autorizava o remanejamento de recursos da Saúde para outras pastas. A decisão tomada nesta quinta-feira (28) atende a um pedido do Ministério Público de Contas.

Conselheiro Kennedy Barros (Foto: Divulgação/TCE-PI)

Os decretos editados pela gestão municipal na terça-feira (26) e publicados no Diário do Município na quarta (27) tiravam um total de R$ 1,5 milhão destinados à Fundação Municipal de Saúde (FMS). O dinheiro seria remanejado para as secretarias de Esportes e Lazer (Semel), de Assistência Social (Semcaspi), Fundação Wall Ferraz e Saad Norte.

Na ação impetrada junto ao TCE-PI, o Ministério Público de Contas sustenta que a retirada dos recursos tende a piorar a grave crise enfrentada pelo sistema de saúde pública da capital. A crise atingiu níveis preocupantes nos últimos dias e provocou reação de diversas entidades após muitos serviços terem sido paralisados.

Prefeito Dr. Pessoa (Foto: Júnior Santos/Lupa1)

"A questão orçamentária verificada demanda a imediata atuação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), no exercício de sua atribuição constitucional de exercer o controle externo da gestão pública em prol dos interesses da sociedade piauiense e teresinense. A situação é grave e requer a adoção de medidas urgentes, as quais não podem esperar o final do ano", alegou o MP de Contas, por meio do procurador Leandro Maciel.

A DECISÃO

O presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, relator de plantão, acolheu os argumentos do MP de Contas e determinou a imediata suspensão dos efeitos dos quatro decretos, bem como qualquer outro ato de anulação, remanejamento ou contingenciamento de recursos financeiros destinados às ações e serviços de saúde.

Na decisão, o conselheiro ainda determinou que a Prefeitura de Teresina, por meio do prefeito Dr. Pessoa, do presidente da FMS Ari Ricardo e do secretário de Finanças Esdras Avelino, adote medidas urgentes para regularizar as ações e os serviços de saúde na capital, principalmente no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e demais unidades de saúde da rede municipal.

Trecho da decisão de Kennedy Barros (Foto: Reprodução/TCE-PI)

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas