Coluna Letras da Política

Gustavo Almeida

Sílvio Mendes reage a Themístocles, que disse que ele não tem entusiasmo

Ex-gestor lembrou que foi Themístocles quem levou Dr. Pessoa à Prefeitura de Teresina e diz que seu maior entusiasmo é a aprovação popular.

04 de dezembro de 2023 às 08:07
4 min de leitura

O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), reagiu à uma fala do vice-governador Themístocles Filho (MDB) dada em entrevista ao Grande Jornal Lupa1 na sexta-feira (1º). Na ocasião, Themístocles afirmou que não vê entusiasmo em Sílvio e considerou que esse é o principal "problema" da pré-candidatura dele ao Palácio da Cidade.

Sílvio rebateu Themístocles (Fotos: Lupa1)

Em contato com a coluna, Sílvio alfinetou o emedebista citando que, "com muitos recursos e entusiasmos", Themístocles levou Dr. Pessoa à Prefeitura de Teresina. A gestão do atual prefeito tem índices de reprovação muito altos e ele aparece com menos de 5% das intenções de votos em todas as pesquisas. Sílvio questionou se o entusiasmo do vice-governador na pré-candidatura do médico Paulo Márcio (MDB) é o mesmo que ele tinha quando elegeu o atual prefeito em 2020.

"O vice-governador é experiente em política, tem muitos recursos e entusiasmos, como quando levou o Dr. Pessoa para a Prefeitura de Teresina. É o mesmo entusiasmo com o seu atual candidato? E fora do blocão oficial?", indagou Sílvio.

O ex-prefeito lembrou ainda que deixou a Prefeitura da capital em 2010 com mais de 90% de aprovação. Para ele, não há entusiasmo maior que um dado tão positivo como esse para motivá-lo a voltar.

"A história não apaga o passado, o que fizemos por Teresina. E eleição é escolha entre quem já fez, tem experiência e foi aprovado por 92% dos teresinenses. Esse é o maior entusiasmo. Prometer é mais fácil", comentou Sílvio.

OUTROS ASSUNTOS

| Rei das prefeituras

Gilberto Kassab (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O PSD, partido presidido nacionalmente pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, possui o maior número de prefeitos no Brasil. De 2020 até agora, a sigla saltou de 660 para 968 prefeitos no país, um aumento de 308 gestores municipais. O MDB, segundo colocado, saiu de 799 para 838 no mesmo período.

Pelotão de frente

Os outros partidos que completam o pelotão das siglas com maior quantidade de prefeitos no Brasil são o Progressistas com 712 prefeituras, o União Brasil com 564, PL com 371 e o PSDB com 345. Os tucanos perderam 186 prefeitos de 2020 para cá, boa parte para o PSD no estado de São Paulo.

| Mandou o recado

Franzé Silva (Foto: Andressa Martins/Lupa1)

O deputado estadual Franzé Silva é um petista histórico, mas já anunciou que se o partido não avalizar uma candidatura dele a deputado federal em 2026, sairá da sigla para concorrer por outra legenda. Depois que assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé botou na cabeça que tem cacife para se eleger deputado federal, com ou sem PT.

Tarefa complicada

Eleição para deputado federal no Piauí é bastante difícil e em 2026 Franzé não será mais presidente da Assembleia. O petista vai ter que ralar muito para conseguir um mandato em Brasília, estando ou não no PT. Para chegar a Brasília, o buraco é mais embaixo.

| Para sair do zero

Evaldo Gomes (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

O deputado estadual Evaldo Gomes afirma que a meta do Solidariedade nas eleições municipais de 2024 é eleger seis ou sete prefeitos no Piauí, e para isso projeta candidaturas majoritárias em várias cidades. Atualmente, o partido não tem nenhum gestor municipal no estado. Entre as cidades que a direção do Solidariedade alimenta confiança de eleger o prefeito estão Palmeirais, Oeiras e Palmeira do Piauí.

Não deu certo

Nas eleições de 2020, quando ainda era presidente do PTC (atual Agir), Evaldo viu todos os prefeitos do partido no Piauí serem derrotados na tentativa de reeleição. Eram apenas três e nenhum se reelegeu. As derrotas aconteceram em Valença do Piauí, Luzilândia e Novo Oriente.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas