Gustavo Almeida

Seis décadas separam prefeito mais novo do mais velho no Piauí

Quando o gestor mais novo nasceu, o mais velho já era um homem idoso e com experiência no cargo de prefeito.

16 de setembro de 2023 às 18:00
2 min de leitura

Quando o jovem prefeito Manoel Portela Neto (PT) nasceu, em 1998, o experiente Elói Pereira (PSD) já era um homem idoso e com experiência no cargo de prefeito. São seis décadas que separam as idades do prefeito mais velho do Piauí e do mais novo.

Elói e Manoel Portela Neto (Reprodução/Instagram)

Eleito prefeito do município de Aroazes nas eleições de 2020, Manoel Portela Neto nasceu em 29 de maio de 1998. É o prefeito mais novo do estado do Piauí. Ganhou a eleição pelo PTB com 56,59% dos votos válidos, mas em 2022 mudou de partido e se filiou ao PT.

O jovem é descendente de uma família tradicional na política da pequena cidade piauiense. O tio Tomé Portela foi prefeito. O avô Manoel Portela também governou o município e, em 1996, foi assassinado a tiros dias antes de tomar posse em um novo mandato para o qual tinha sido eleito.

Prefeito Manoel Portela Neto, do município de Aroazes (Foto: Reprodução/Instagram)

Manoel Portela Neto é engenheiro civil e nasceu na cidade de Aroazes. No ano que vem, ele vai disputar a reeleição.

O mais velho

Se Manoel Portela Neto está no início da carreira política, o prefeito de Barro Duro, Elói Pereira (PSD), vive realidade oposta. Coronel aposentado da Polícia Militar do Piauí, Elói tem 86 anos e vai fazer 87 ainda em dezembro deste ano. Ele já tinha 61 anos quando o prefeito de Aroazes nasceu.

Prefeito Elói Pereira (Foto: Reprodução/Instagram)

Elói se elegeu nas eleições de 2020 com 54,53% dos votos válidos, já prestes a completar 84 anos. Quando concluir o mandato atual, terá 88 anos. O militar aposentado tem direito à reeleição no pleito de 2024, mas ainda não há definição se ele vai tentar um novo mandato.

A trajetória política do prefeito de Barro Duro começou há quase 50 anos. Seu primeiro mandato de prefeito foi no começo da década de 1980. Ele também foi vice-prefeito do município e em 2020 conseguiu voltar à prefeitura depois de quase 40 anos.

No Brasil, a idade mínima para uma pessoa assumir o cargo de prefeito é 21 anos na data da posse. Não há limite máximo de idade.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas