PSD, MDB e a promessa de ‘salvação’ de prefeitos
Partidos atraem políticos que não votaram em Rafael Fonteles (PT) dando-lhes a perspectiva de que terão apoio do Karnak em 2024.
Desde o começo do ano alguns prefeitos piauienses mudaram de partido. Praticamente todos eles são gestores que em 2022 votaram em Sílvio Mendes (União Brasil) para governador e em Joel Rodrigues (Progressistas) para senador. A maioria ligada ao senador Ciro Nogueira.
Sem confiarem no próprio taco (leia-se, nos resultados da própria gestão), esses prefeitos tentam se aproximar de algum modo do governo estadual avaliando que, com isso, terão mais facilidade para se reeleger ou, em alguns casos, eleger seus sucessores.
Muitos encontram apoio de dirigentes de partidos e deputados ligados ao governo, que, sem sequer ouvirem Rafael Fonteles (PT), tranquilizam os prefeitos de que o governador vai apoiá-los em 2024, bastando eles mudarem para um partido da base do Karnak.
Os partidos que mais recebem os prefeitos que votaram em Sílvio Mendes são PSD e MDB, legendas que não sabem o que é viver longe das benesses palacianas. As duas siglas já fizeram algumas filiações e prometem mais para os próximos meses.
A tendência é atrair outros prefeitos que têm medo de ter a máquina do Karnak contra suas eleições, embora a filiação a um partido da base não dê nenhuma garantia de que Rafael vai passar a mão na cabeça de quem fez campanha contra ele em 2022.
Mas essa visão temerosa de parte dos prefeitos favorece a estratégia de PSD e MDB de filiar lideranças. Com essa prática de prometer apoio do Karnak, PSD e MDB lembram uma certa igreja que, em nome de Deus, chegou a vender terrenos e escrituras no céu.
Acredita quem quer.
| Pior que cascavel
Prefeito Dr. Pessoa (Foto: Divulgação/PMT)
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), mandou um recado aos vereadores da capital ao discursar na sessão solene pelo aniversário de 171 anos de Teresina. Ele afirmou que não quer queda de braço com a Câmara e que prefere o diálogo e a harmonia. Porém, alertou que vira uma cobra cascavel se for desrespeitado.
"Queremos caminhar harmônicos. Quem quiser rasgar a página 1 da Constituição, aí não é com o prefeito. Quem quiser andar com amor e respeito com o prefeito estou aí, do contrário sou pior do que cobra cascavel se preparando para dar o bote”, avisou.
| Vergonhoso
Apagão atingiu quase todo o país (Foto: Ag.Brasil)
Até a noite de ontem (16) o governo brasileiro ainda não sabia as causas do apagão que atingiu todo o país na última terça-feira (15). Ex-diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o engenheiro eletricista Luiz Eduardo Barata afirmou: "Inacreditável ainda não se saber a causa do apagão. Nunca ficamos tanto tempo sem saber".
| Deu brecha
Sílvio Mendes (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)
A candidatura de Sílvio Mendes (União Brasil) a prefeito de Teresina já era praticamente um consenso no bloco oposicionista liderado pelos partidos Progressistas, PSDB e União Brasil. No entanto, a ausência de Sílvio na reunião do sábado (12) na casa do senador Ciro Nogueira voltou a dar gás ao nome da deputada Bárbara do Firmino. A falta de Sílvio não caiu nada bem.
| Olha ele
JVC veste kimono (Foto: Divulgação)
O ex-senador João Vicente Claudino vestiu um kimono, traje usado por amantes das artes marciais. Ao participar de evento político do PL em Teresina, ele posou pra foto com a vestimenta ao lado do coronel Diego Melo e do presidente do PL no Piauí, Fabrício Pimentel. Com promessa de filiação ao PSDB, o ex-senador diz que será ativo na campanha, mas muitos desconfiam se ele vai mesmo vestir a camisa.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .