Gustavo Almeida

PSD filia hoje prefeito do PT que desafiou partido e votou em Sílvio Mendes

Gestor foi o único do PT que contrariou a sigla em 2022 e declarou apoio a candidatos da oposição.

25 de março de 2024 às 09:25
5 min de leitura

O PSD realiza nesta segunda-feira (25) em Teresina evento de filiação de prefeitos e várias lideranças municipais que pretendem concorrer nas eleições deste ano. Conforme apurado pela coluna, três prefeitos são esperados para se filiar ao partido.

Entre os gestores que assinam a ficha no PSD está o prefeito de Ribeiro Gonçalves, Dr. Lindenberg Vieira, do PT. Mesmo sendo petista, o político contrariou o partido em 2022 e apoiou Silvio Mendes (União Brasil) para governador e Joel Rodrigues (Progressistas) para senador. Na época, a adesão do prefeito à oposição causou irritação no PT.

Prefeito apoiou Sílvio e Joel (Reprodução/Instagram)

Além de Lindenberg Vieira, também vai se filiar nesta segunda-feira ao PSD o prefeito do município de Massapê do Piauí, Rivaldo Carvalho, que dá adeus ao Progressistas. Rivaldo também votou em Sílvio Mendes e Joel Rodrigues nas eleições de 2022.

Prefeito Rivaldo Carvalho, ligado a Ciro Nogueira, também se filia ao PSD (Reprodução/Instagram)

A coluna não conseguiu confirmar o nome do outro prefeito que é aguardado hoje no PSD. Temendo pressões de última hora, fontes do partido evitam revelar os nomes.

OUTROS ASSUNTOS

| Pré-candidato a prefeito

Filiação de Avelino ao PP (Reprodução/Instagram)

O economista e ex-secretário estadual de Transportes Avelino Neiva vai disputar a prefeitura de Porto Alegre do Piauí, a 400 km de Teresina. A pré-candidatura foi lançada no sábado (23), com a presença do presidente regional do Progressistas Joel Rodrigues. Na solenidade, Avelino, o atual vice-prefeito Evanildo Duarte e sete vereadores se filiaram ao Progressistas. A família Neiva mantém hegemonia política na cidade desde a emancipação. Lá, os Neivas nunca perderam uma eleição para prefeito.

Reduto dos Neivas

Avelino Neiva é pai do deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas), que foi o primeiro prefeito de Porto Alegre do Piauí, eleito em 1996 e reeleito em 2000. O atual prefeito Márcio Neiva, sobrinho de Avelino, está no quarto mandato de prefeito.

| Em São Braz do Piauí

Grupo de oposição na cidade de São Braz do Piauí

O técnico em radiologia Flávio Landim anunciou pré-candidatura a prefeito do município de São Braz do Piauí, localizado na região de São Raimundo Nonato. Ele deverá enfrentar a atual prefeita Deborah Sayonara Cardoso (MDB). A palavra “deverá” é aplicável porque ainda persiste a dúvida se a gestora poderá ou não concorrer à reeleição. Embora ela e aliados reverberem na cidade que vai poder ser candidata, a possibilidade de ser barrada pela Justiça Eleitoral e ficar impedida de concorrer é muito grande.

Incerteza jurídica

O motivo da incerteza é o fato de Deborah ter substituído a candidatura do pai, o então prefeito Nilton Cardoso, nas eleições de 2020. Nilton era candidato à reeleição e morreu de Covid-19 faltando 10 dias para o pleito, sendo substituído pela filha, que foi eleita. Agora, em caso de reeleição, Deborah estaria indo para um terceiro mandato seguido no núcleo familiar. A prefeita ainda busca respostas jurídicas para saber se vai ou não poder concorrer. Enquanto não tem, ela diz aos eleitores que pode ser candidata.

| Clima quente na Parnaíba

Ex-governador Zé Filho (Reprodução/Instagram)

O ex-governador Zé Filho passou o fim de semana inteiro fazendo postagens com ataques pesados contra a deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas). Em algumas das publicações no Instagram, Zé usou termos ofensivos para se referir à própria prima. O clima entre os dois azedou de vez e a sucessão municipal em Parnaíba é o motivo. O que se sabe nos bastidores é que o atual prefeito Mão Santa considerava a possibilidade de lançar Zé Filho para prefeito, porém, Gracinha não quer nem saber e vetou totalmente.

Para provocar

Não bastasse as postagens duríssimas contra Gracinha, Zé Filho passou sábado e domingo compartilhando publicações positivas do governador Rafael Fonteles (PT). Claramente para confrontar a prima, que é hoje a deputada estadual que mais critica e faz oposição ao gestor estadual.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas