Gustavo Almeida

PSD avança em aliados de Ciro Nogueira e tenta filiar prefeito de Floriano

Prefeito sucedeu Joel Rodrigues em abril de 2022, mas deve ser mais um a se filiar a partido da base do governo.

02 de fevereiro de 2024 às 10:00
5 min de leitura

O prefeito de Floriano, Antônio Reis (Democracia Cristã), pode ser um dos próximos nomes anunciados pelo PSD. Há algumas semanas aumentaram as investidas do deputado estadual Georgiano Neto e do deputado federal Júlio César na tentativa de filiar o gestor.

Antônio Reis e Georgiano (Reprodução/Instagram)

Antônio Reis era vice-prefeito e assumiu a Prefeitura de Floriano em abril de 2022 após a renúncia de Joel Rodrigues, que deixou o cargo de prefeito para concorrer ao Senado. Embora seja muito ligado a Joel e ao senador Ciro Nogueira (Progressistas), Antônio Reis tem dialogado com frequência com a direção do PSD.

À coluna, o deputado Georgiano confirmou que as conversas com o prefeito estão avançando e que a intenção é filiar o político para as eleições deste ano.

"Estamos dialogando", disse. Questionado se o prefeito já deu alguma sinalização positiva, Georgiano respondeu: "Avançando".

Reis era vice-prefeito de Joel e assumiu Prefeitura em 2022 (Reprodução/Instagram)

Apoio a deputados do PSD

Georgiano esteve em Floriano nesta quinta-feira (1º) com o deputado estadual Marden Menezes (Progressistas), que aderiu à base do governo e vai se filiar ao PSD. Sobre apoio de Antônio Reis a deputados do partido nas eleições de 2026, Georgiano disse que essa pode ser uma consequência caso o prefeito se filie.

"Isso pode ser uma consequência. Uma coisa de cada vez", falou.

Aliados atuais

Prefeito votou em Gustavo Neiva para deputado estadual nas eleições de 2022 (Reprodução/Instagram)

Além de ter apoiado Sílvio Mendes para governador e Joel Rodrigues para senador, Antônio Reis votou nas eleições de 2022 em Gustavo Neiva para deputado estadual e Margarete Coelho para deputada federal, ambos do Progressistas.

A coluna tentou contato com Joel Rodrigues para comentar a possibilidade de o prefeito Antônio Reis se filiar ao PSD e se aliar a políticos da base do governo estadual. Joel não atendeu as ligações.

OUTROS ASSUNTOS

| Só para visitar

Coronel Edvaldo Marques (Foto: Laura Cardoso/Lupa1)

Em entrevista concedida ontem (1º) ao Grande Jornal Lupa1, o ex-vereador e atual superintendente da Strans, coronel Edvaldo Marques, afirmou que encerrou a carreira política. Ele garante que não tem mais nenhuma pretensão de concorrer a um cargo eletivo e que agora é apenas um eleitor.

"Voltar à Câmara só para visitar os vereadores, mas projeto político, desde 2016, eu encerrei. As duas legislaturas [que exerci como vereador] fazem parte da minha história. Já disse ao prefeito, quando convidado fui para assumir cargos na prefeitura, que não tinha intenção e minha determinação é de não participar de nenhum processo político como candidato. Serei apenas um eleitor", disse.

| A lista

Kleber Montezuma (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

O ex-secretário municipal Kleber Montezuma publicou ontem (1º) numa rede social um pequeno clique com a música "A lista", de Oswaldo Montenegro. O clipe com a canção, que fala em "lista de grandes amigos que você mais via 10 anos atrás", veio acompanhado de fotos de Kleber com Wall Ferraz, Firmino Filho, Manoel Emílio Burlamaqui, Matias Matos e o seu irmão Kenard Kruel. Todos já se foram. Na legenda da postagem, ele escreveu: "Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito. Mesmo que o tempo e a distância digam 'não'".

Fidelidade

Kleber Montezuma é um dos poucos "tucanos históricos" que segue fiel ao grupo ao qual pertenceu Wall e Firmino. Não mudou de lado após a partida dos dois maiores líderes que Teresina já teve.

Corrupção

Presidente Lula (Foto: Agência Brasil)

Pesquisa do PoderData divulgada nesta sexta-feira (2) no site Poder360 aponta que 39% dos brasileiros têm a percepção de que a corrupção "aumentou" no Brasil em um ano de governo Lula (PT). Para 30%, a corrupção "diminuiu" desde que Lula assumiu. 19% acham que "ficou igual" e 11% não souberam responder.

A pesquisa foi realizada de 27 a 29 de janeiro de 2024.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas