Política

SOCORRO DO PIAUÍ:Lei eleitoral pode impedir Aderson Filho de se candidatar à prefeitura

Aderson estaria impedido pelo fato de ter relacionamento com características de união estável com enteada do atual prefeito

28 de abril de 2024 às 12:38
3 min de leitura

Rumores na cidade de Socorro do Piauí, localizada a 397 km de Teresina, indicam que o possível candidato a sucessão do atual prefeito, José Coelho Filho, “Zitim” (MDB), Anderson Filho, pode ter a sua pretensão interrompida devido a um relacionamento, com características de união estável, com Yllane Almeida, enteada de Zitim.

Aderson e Yllane-Foto: Reprodução


A lei eleitoral preceitua que parentes de chefes do executivo não podem concorrer e eleição na mesma cidade. É o que diz o Art. 14 (...) § 7º : “São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição”.

Quais familiares da pessoa que exerça tal função não podem se candidatar?


Veja o que diz a lei:

“Cônjuge ou companheiro, mãe e pai, filhos biológicos ou adotivos, irmãos, avós, netos, cunhado, genro e nora, sogros, enteados”

Ou seja, a inelegibilidade reflexa se refere apenas aos cargos do Poder Executivo, então para os cônjuge e familiares do mandatário do Poder Legislativo (vereador, senador e deputado estadual e federal) não é aplicada a proibição da inelegibilidade reflexa, podendo estes se candidatar.

Em Socorro do Piauí a situação só se complica: com as intrigas familiares e rivalidades políticas que se acirram a cada dia, a possibilidade de Aderson ser barrado é iminente. Diante desses rumores mais recentes, relacionados ao possível impedimento, outros nomes começam a surgir dentro do grupo político, incluindo Saulo, primo do próprio Aderson. Em uma reviravolta, Saulo se apresenta como um possível substituto, deixando a população de Socorro do Piauí em situação de expectativa sobre o desenrolar dessa polêmica que termina por prejudicar bastante o grupo da situação.

Pauliana Amorim-Foto: reprodução

Enquanto o clima é de completa incerteza no grupo do atual prefeito, a oposição avança fortemente na cidade, com o nome de Pauliana Amorim já consolidado e definido como pré-candidata. Pauliana será candidata pelo PT, e conta com o apoio declarado do governador Rafael Fonteles e do ministro Welligton Dias.

A cidade de Socorro do Piaui

Socorro do Piaui-Foto: Prefeitura de Socorro-PI

Socorro do Piauí é uma cidade que emancipou de São João do Piauí em 27/12/1962.

A população da cidade chegou a 4.141 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -8,43% em comparação com o Censo de 2010, quando tinha 4.528 habitantes.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas