Progressistas vai à Justiça contra uso da Alepi para evento de adesão de Bárbara
Para o partido, houve uso da máquina pública com utilização de servidores e bens da Assembleia em favor de pré-candidato petista.
O diretório regional do Progressistas acionou a Justiça contra o que considera ter sido uso ilegal das dependências da Assembleia Legislativa do Piauí para evento político-eleitoral a favor da pré-candidatura do petista Fábio Novo a prefeito de Teresina. O evento em questão foi a adesão da deputada estadual Bárbara (Progressistas) ao pré-candidato do PT, ocorrido na Alepi no dia 18 de outubro.
Na representação eleitoral, a direção do Progressistas incluiu 12 deputados estaduais e dois vereadores de Teresina que não apenas estiveram no evento como também fizeram publicações sobre o ato nas redes sociais. Para o partido do senador Ciro Nogueira, houve uso da máquina pública com utilização de servidores e bens da Assembleia Legislativa em favor do pré-candidato do PT e do seu grupo.
Evento de adesão da deputada Bárbara aconteceu na Alepi (Foto: Reprodução/Instagram/Fábio Novo)
"Os representados utilizaram a repartição e prédio público durante o expediente do serviço público - auditório - para realização de reunião política onde a deputada Bárbara, detentora de mandato eletivo, demonstrou o seu apoio político a pré-candidatura de Fábio Novo (PT), com intuito de beneficiar a coligação [...] O conjunto fático/probatório aponta clara e inequivocamente para o uso da máquina pública, a partir de um grande engenho montado para assegurar a utilização de servidores, bens móveis e imóveis no interesse político-eleitoral de todos os representados em favor do pré-candidato Fábio Novo, configurando o abuso de poder político perpetrado através de condutas absolutamente vedadas", diz a ação do Progressistas.
Para o partido, ficou evidenciada a violação aos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade por parte do pré-candidato do PT e dos demais responsáveis pelo ato. Na representação, o Progressistas registra que houve discurso com cunho eleitoral proferido pelo pré-candidato Fábio Novo e seus entusiastas, com cobertura midiática, comportamento que o partido sustenta ser "totalmente vedado pela legislação eleitoral".
Franzé, presidente da Alepi, foi um dos organizadores do evento (Foto: Divulgação/Ascom)
Liminar negada, mas ação segue
Na ação, o diretório do Progressistas pedia, em regime de urgência, uma liminar para que, entre outras coisas, os representados retirassem, em 24h, as publicações supostamente ilegais do Instagram e quaisquer outras redes sociais e que não mais fizessem publicações sobre o evento, sob pena de multa diária fixada em no mínimo R$ 30 mil.
Contudo, a liminar foi negada pela juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, da 1ª Zona Eleitoral de Teresina. O mérito da ação ainda será analisado e todos os representados pelo Progressistas estão sendo notificados para apresentarem defesa. A juíza também provocou o Ministério Público Eleitoral para se manifestar sobre a ação.
Os representados
A representação movida pelo Progressistas tem como representados os seguintes políticos: Bárbara Soares, Fábio Novo, Franzé Silva, Vinícius Nascimento, Marcus Vinícius Kalume, Oliveira Neto, Ziza Carvalho, Evaldo Gomes, Janaínna Marques, Simone Pereira, Elisângela Moura, Ana Paula Mendes, Enzo Samuel e Pollyanna Rocha.
OUTROS ASSUNTOS
| Chapa em Oeiras
Mauro Tapety e Ícaro (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Com a definição do nome de Ícaro Carvalho (PT) como candidato da oposição a prefeito de Oeiras, só falta agora ser anunciado quem será o vice. Os encaminhamentos já estão avançados para que o companheiro de chapa de Ícaro seja o ex-deputado estadual Mauro Tapety (MDB). A família Tapety é a grande força de oposição no município e deu aval para Ícaro ser o cabeça de chapa do grupo.
Experiência
Se Mauro for mesmo confirmado como vice, a chapa vai misturar juventude com experiência. Enquanto Ícaro vai para sua primeira disputa eleitoral, Mauro já exerceu vários mandatos de deputado estadual no Piauí.
| Saudade da palavra
Valdecir Júnior (Foto: Reprodução/Instagram)
O senador Ciro Nogueira completa 55 anos nesta terça-feira (21), mas começou a celebrar a data com uma festa na noite de ontem (20) com familiares, amigos e muitos políticos da capital e do interior. Em vídeo gravado durante a festa, o prefeito de Curimatá, Valdecir Júnior (Progressistas), disse que todos os prefeitos "estão com saudade da palavra dada do senador e ministro da Casa Civil Ciro Nogueira".
Dinheiro na conta
Valdecir afirmou que foi graças a Ciro Nogueira que as prefeituras do Piauí "atingiram o piso da saúde" e que no ano passado todos os municípios estavam com esse dinheiro na conta já no mês de abril.
| Aconteceu o óbvio
Marcos Aurélio desiste de concorrer e adere ao médico Paulo Márcio (Foto: Júnior Santos/Lupa1)
O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD) fez ontem (20) o que todo mundo sempre soube que ele ia fazer: desistiu da pré-candidatura a prefeito de Teresina e declarou apoio ao pré-candidato Paulo Márcio (MDB). Sem nunca ter decolado nas pesquisas de intenção de voto, o parlamentar não tinha a menor chance de estar competitivo na disputa de 2024.
Objetivos comuns
Com a adesão de Marcos Aurélio a Paulo Márcio, os esforços do vice-governador Themístocles Filho (MDB) agora vão ser ainda mais visíveis para tentar fazer o médico cardiologista deslanchar. Themístocles está convicto sobre a candidatura de Paulo Márcio e não cogita recuar, mesmo com o "calundu" de alguns emedebistas.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .