Prefeito e vice eleitos em pleito suplementar tomam posse na sexta-feira (1º)
Políticos venceram eleição no começo do mês, foram diplomados no dia 24 e agora vão assumir os cargos.
Vão ser empossados na próxima sexta-feira (1º) o prefeito e o vice-prefeito eleitos no dia 6 desde mês no município de São Lourenço do Piauí, a 550 km de Teresina. Thiago Santana (PSD) e o vice Wallacy Rangel Damasceno, conhecido como Neném (Progressistas), assumem os mandatos após vencerem eleição suplementar.
A solenidade de posse está prevista para às 20h, logo após a celebração de uma missa na Igreja Matriz da cidade. A diplomação dos dois aconteceu no último dia 24.
O vice Neném (de camisa branca) e o prefeito Thiago Santana (Foto: Reprodução/Instagram)
Thiago Santana derrotou o candidato Mundola (PT). A eleição extemporânea em São Lourenço foi determinada pela Justiça Eleitoral após a cassação, em abril deste ano, do então prefeito Biraci Damasceno, o Bira (PSD), e do vice Valdeci Castro (PSB), tirados dos cargos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acusados de compra de votos na eleição de 2020.
O prefeito eleito é sobrinho e aliado político do gestor cassado. Com a posse, a família vai seguir no poder em São Lourenço. O município tem 4.570 habitantes e fica na região de São Raimundo Nonato.
| Vergonha grande
Barra Grande, no litoral (Foto: Carolina Miranda)
Leitor denuncia nas redes sociais do Lupa1 que o vilarejo de Barra Grande e a cidade de Cajueiro da Praia estão sem fornecimento regular de água há meses. Barra Grande é o principal ponto turístico do litoral do Piauí e a precariedade no abastecimento é um problema antigo. Pelo visto, a tão falada adutora do Litoral não pôs fim ao descaso. Cadê o senhor Pablo Santos? A Secretaria de Turismo do Piauí ainda existe?
| Se sente apoiado
Lula e Wellington (Foto: Marcelo Camargo/Ag.Brasil)
Em entrevista à Folha de S. Paulo, o ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias (PT) afirmou que se sente apoiado pelo presidente Lula para permanecer no cargo. Há dois meses, Dias vem sendo fritado e todo santo dia a imprensa do país publica que Lula pretende tirá-lo do ministério. "Eu me sinto apoiado pelo presidente para cumprir as metas que ele estabeleceu com o povo", afirmou o piauiense.
| É hoje a decisão
Franzé Silva e Fábio Novo (Fotos: Lupa1)
Após um dia inteiro de agitação nos bastidores, versões conflitantes e muito fuxico, o PT decidiu ontem (29) adiar para esta quarta-feira (30) a decisão de quem será o candidato do partido a prefeito de Teresina nas eleições de 2024. O grupo ligado a Fábio Novo aceitou ceder e permitir o adiamento, mas não dará mais prazo. O próprio deputado Fábio Novo já avisou que, de hoje, a definição do nome não passa.
| Franzé encurralado
Deputado Franzé Silva (Foto: Thiago Amaral/Alepi)
A situação do deputado Franzé Silva ficou bastante complicada. Embora ele resista como pode, as chances de ser o escolhido hoje são mínimas. A vitória de Fábio Novo que deve acontecer no final do dia – ou mesmo em outra data caso a decisão seja novamente adiada – ratificará algo que qualquer analista com boa memória já sabe: desde que o PT chegou ao governo do Piauí em 2003, é a vontade do governador que prevalece nesse e em vários outros tipos de disputas.
Seja para candidatura no PT, seja para vaga no TCE-PI ou para a Presidência da Assembleia Legislativa, quem o Karnak quer, leva.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .