Gustavo Almeida

Prefeito diz que filiou aliado no PSD porque Júlio César reverteu inelegibilidade

Dó Bacelar, do município de Porto, é do Progressistas e ligado ao senador Ciro Nogueira, mas filiou pré-candidato no PSD.

27 de março de 2024 às 10:53
3 min de leitura

O prefeito de Porto, Dó Bacelar (Progressistas), justificou a razão pela qual filiou o pré-candidato a prefeito Antônio Geronço ao PSD na última segunda-feira (25). De acordo com Dó, a filiação se deu porque Geronço estava inelegível e o deputado federal Júlio César Lima (PSD) atuou junto ao Poder Judiciário para livrá-lo do problema.

Prefeito Dó Bacelar (Foto: Júnior Santos/Lupa1)

“O nosso pré-candidato está se filiando ao PSD visto o esforço concentrado do deputado Júlio César de viabilizar a candidatura dele. Ele estava inelegível por conta da lei eleitoral e o deputado Júlio César conseguiu, com todo esforço possível, viabilizar a situação dele eleitoralmente junto à Justiça Eleitoral”, explicou o prefeito.

Embora tenha filiado o aliado político no PSD, a principal chapa de vereadores do grupo do prefeito será no Progressistas. Dó Bacelar votou em Sílvio Mendes (União Brasil) para governador e em Joel Rodrigues (Progressistas) para senador nas eleições de 2022.

OUTROS ASSUNTOS

| Insatisfação grande

Marcos Avelino (Foto: Larisse Lopes/Lupa1)

O presidente do Sindicado dos Policiais Federais no Piauí, Marcos Avelino, revela insatisfação com a proposta de quarentena para policiais poderem disputar eleições. A proposta está no relatório do senador Marcelo Castro (MDB), relator do novo Código Eleitoral, e restringe a entrada de policiais, promotores e juízes na política. A regra tenta impor que esses profissionais se afastem do cargo 4 anos antes da eleição. Para Marcos Avelino, a proposta é bastante prejudicial. Ele revelou, após conceder entrevista à TV Lupa1, que vai procurar Marcelo Castro para tratar do assunto.

| Divórcios na capital

Divórcios em alta (Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil)

A cidade de Teresina teve 553 divórcios formalizados no ano de 2022. É um número alto, uma vez que a quantidade de casamentos no mesmo ano foi de 3.559, sendo 3.538 entre pessoas de sexos diferentes e 21 de pessoas do mesmo sexo. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto apontou ainda que em 2022 nasceram 12.825 pessoas em Teresina e morreram 5.830.

| Ataques a jornalistas

Brasil registrou queda nas ocorrências de ataques a jornalistas (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgado nesta semana aponta que o número de ataques a jornalistas diminuiu em 2023 na comparação com 2022. De ofensas a violências físicas, jornalistas brasileiros foram vítimas de 330 ataques ao longo de 2023. O número é 40,7% menor do que o registrado no ano anterior, quando foram contabilizados 557 casos contra os profissionais de imprensa.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas