Políticos que não abandonaram Dr. Pessoa falam em "gratidão" ao gestor
Em meio a tantos que tiraram proveitos da gestão e depois abandonaram, há os que garantem ficar com o prefeito até o fim.
Muitos vereadores e pré-candidatos que ficaram com o prefeito de Teresina Dr. Pessoa (PRD) falam em gratidão para justificar a permanência na base aliada. Em meio a políticos que tiraram proveito da gestão ao longo de mais de três anos e agora abandonaram o barco, há quem assegure que a gratidão falou mais alto. Eles também asseguram que, apesar dos problemas, a gestão de Dr. Pessoa tem o que mostrar.
A vereadora Graça Amorim (PRD) afirma que é grata ao prefeito pelo apoio que ele deu para que ela assumisse como suplente em 2023 e pelo apoio que dá agora em sua campanha eleitoral.
"Eles [alguns aliados que abandonaram o prefeito] tinham um núcleo duro lá na prefeitura que dizia ao Dr. Pessoa: 'A Graça não fica com você'. Mas eu sou grata pelo apoio que ele me deu em 2023 como suplente de vereadora e agora na minha campanha. Tem um ditado que o papai e a mamãe sempre me ensinaram: 'Minha filha, um dos maiores princípios do cidadão é a gratidão'", falou Graça Amorim.
O ex-vereador e pré-candidato Paulo Roberto da Iluminação (PRD) também foi na mesma linha de Graça.
"Estou com o Dr. Pessoa. Eu sempre tenho uma palavra chamada gratidão. Eu cheguei a perder uma eleição aqui em Teresina [se referindo ao pleito de 2016] para manter a gratidão com o Dr. Elmano Férrer. Hoje em dia isso [gratidão] é coisa rara. Mas eu tenho meu nome e o meu nome também é raro", disse o pré-candidato.
Outro que também falou em gratidão para justificar a permanência com Dr. Pessoa foi o pré-candidato a vereador Roncallin. Superintendente da Saad Centro na gestão de Dr. Pessoa até abril deste ano, ele afirma que foi a administração do atual prefeito que mais fez obras de calçamento e asfaltamento na história de Teresina.
"Muitos duvidaram dessa festa [da convenção] e de que ele sairia candidato. Esses militantes que estão aqui poderão contar a verdadeira história para Teresina. Cada um de vocês que está aqui hoje sabe que no bairro de vocês passa um calçamento ou asfaltamento. Foi a gestão que mais fez obras nessa cidade. Quem está do lado do prefeito Dr. Pessoa são os que têm gratidão", falou Roncallim à imprensa durante a convenção.
O vereador e candidato à reeleição Luís André (PL) é outro que está com Dr. Pessoa e fala em gratidão. Acreditando que o prefeito vai surpreender na eleição, Luís André garante que é fiel ao atual gestor e por isso não o abandonou como muitos fizeram. Ele assegura que estará com Pessoa "até o último minuto".
"Tenho gratidão total ao Dr. Pessoa. Na política o sujeito tem que ter caráter, palavra e gratidão. Estamos juntos com o prefeito até o último dia, até o último minuto. A nossa convenção mostrou que o Dr. Pessoa não tem apenas 3% que as pesquisas colocam", disse Luís André à coluna nesta terça-feira (23).
OUTROS ASSUNTOS
| Pluralidade municipal
As alianças formadas nos municípios para as eleições deste ano misturam políticos que são adversários na política estadual. Uma coisa normal e que sempre ocorreu, afinal, as conjunturas municipais levam em conta a realidade local. Nos convites para convenções abaixo, o deputado oposicionista Gustavo Neiva (Progressistas) aparece em montagem de fotos junto com o governador Rafael Fonteles (PT). Em outro, o senador Marcelo Castro aparece junto com Ciro Nogueira. Os exemplos abaixo são das cidades de Sebastião Leal e Pedro Laurentino.
| Disputa acirrada
A disputa pela prefeitura de São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina, promete ser uma das mais duras e agitadas do Piauí. De um lado, o candidato Isaías Neto (PT), lançado por fortíssimo grupo político do deputado estadual Hélio Isaías e da prefeita Carmelita Castro. Do outro, o candidato Rogério Castro (MDB), lançado pelo também fortíssimo grupo do senador Marcelo Castro (MDB), com apoio da tradicional família Ferreira. Isaías é novato na política e menos conhecido que Rogério, que é o atual vice-prefeito. Porém, o grupo de Carmelita e Hélio já deu demonstrações suficientes de que tem expertise em ganhar eleições. A disputa promete.
| O único de vermelho
O senador licenciado e atual ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias (PT) foi o único petista destacado que vestiu camisa vermelha na convenção de Fábio Novo. Aliás, esse não foi o primeiro evento de Novo que Wellington destoa dos demais aliados e prefere honrar as cores do partido. Entre alguns petistas da velha guarda, existem queixas sobre o fato dos novos petistas só quererem usar roupa branca. Não é que eles sejam contra o branco, muito pelo contrário, mas não concordam que o vermelho seja totalmente abandonado pelos novatos.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .