Gustavo Almeida

Os 29 municípios

Na década de 1990, Brasil vivenciou uma farra de emancipações de municípios.

29 de abril de 2021 às 21:24
2 min de leitura

Nesta quinta-feira, dia 29 de abril, 29 municípios do Piauí completam 29 anos de emancipação política. Não, não é erro do colunista. 29 municípios emancipados no dia 29 de abril de 1992 celebram 29 anos de existência. São cidades situadas em diferentes regiões do estado.

A emancipação de municípios no Brasil na década de 1990 foi uma febre. Apenas de 1991 a 1996, intervalo de cinco anos, o número de municípios no país passou de 4.491 para 5.507, um total de 1.016 novas cidades. Aqui no Piauí não foi diferente e houve uma explosão de emancipações. Somente de 1991 a 1995 foram criados mais de 100 municípios no estado.

Aquela emancipação em massa é defendida até hoje por muitos políticos e especialistas, enquanto muitos outros consideram que foi um erro grave. Alguns apontam que o objetivo era meramente atender anseios de caciques eleitorais na região de suas bases.

A avaliação é que emanciparam muitos lugarejos sem a mínima estrutura para ser cidade e até hoje boa parte delas segue pobres, sem arrecadação e nenhuma possibilidade de viverem com as próprias pernas. Dependem de repasses constitucionais para poderem existir e muitas vezes não oferecem serviços básicos para suas populações.

Por outro lado, há os que defendem que as emancipações foram importantes para reduzir a pobreza e melhorar a vida e os serviços em muitos lugares. De fato, sempre que há uma emancipação há também uma melhora em muitos aspectos.

A chegada de uma estrutura administrativa e a concentração de serviços no lugar emancipado transforma realidades. Isso não há como negar. Porém, existem teses de que esse é um discurso fácil usado pelos que defendem a “farra das emancipações”.

Nas últimas duas décadas, a legislação endureceu as regras para criação de novos municípios e a farra foi contida. Essa, porém, é uma discussão que nunca acaba. De todo modo, aos 29 municípios piauienses criados no dia 29 de abril de 1992, parabéns pelos 29 anos de existência.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas