Saúde

Piauí vai receber primeiras doses da vacina contra dengue nesta sexta-feira

Ministério da Saúde anunciou a inclusão do Piauí e outros cinco estados na Campanha de Vacinação contra a doença.

25 de abril de 2024 às 19:38
3 min de leitura

Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde anunciou a inclusão do Piauí na Campanha de Vacinação contra a Dengue. Segundo o ministério, o estado vai receber, já nesta sexta (26), as primeiras 21 mil doses da vacina Qdenga.

Vacina contra dengue - Foto: Agência Brasil

Os imunizantes devem ser aplicados em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

O Brasil iniciou a vacinação contra a doença no mês de fevereiro em 16 estados. Além do Piauí, os estados do Ceará, Alagoas, Rio Grande do Sul, Sergipe e Mato Grosso também passam a vacinar contra a doença.

Segundo nota técnica do Ministério, vão receber a vacina municípios do Território entre Rios. A distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante).

A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina.


Até a 16ª semana epidemiológica de 2024, o Piauí registrou 4.195 casos confirmados de dengue, um aumento 88,0% em relação ao mesmo período de 2023. Até o momento, já foram registradas seis mortes pela doença.

"Assim que as vacinas chegarem vamos encaminhar aos municípios prioritários conforme a nota técnica do Ministério da Saúde, para que eles façam o seu cronograma de imunização obedecendo ao público-alvo de 10 a 14 anos", disse Bárbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer vacina contra a dengue no sistema público de saúde.

De acordo com o ministério, a faixa etária de 10 a 14 anos, público-alvo da vacinação contra a dengue, é a que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença. É importante lembrar que a vacina Qdenga não oferece proteção contra Zika, Febre Amarela e Chikungunya. A eficácia do imunizante é exclusiva para a prevenção da dengue.

"Temos a vacina agora, mas vale ressaltar que essa ainda não é a principal estratégia para reduzir os casos e mortes por causa da doença. A melhor forma de se proteger contra a dengue é eliminar os focos de transmissão combatendo os criadouros", destaca a superintendente de Atenção aos Municípios da Sesapi, Leila Santos

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas