Gustavo Almeida

Oposicionistas falam em ‘manter mesmo planejamento’ após Bárbara romper

Líderes de Progressistas e PSDB afirmam que atitude da deputada não vai fazer oposição se apressar em suas decisões.

20 de outubro de 2023 às 07:35
6 min de leitura

O rompimento da deputada estadual Bárbara Soares com o grupo oposicionista composto por PSDB, Progressistas, União Brasil e PL mexeu com o cenário da sucessão municipal em Teresina esta semana. Embora seja cedo para saber qual impacto o movimento de Bárbara vai causar no quesito intenções de voto, é fato que a saída dela do grupo ao qual pertenceu o seu pai, o ex-prefeito Firmino Filho (1963-2021), gera uma sacudida no processo pré-eleitoral.

Pelo menos zoada e fuxico, causou.

Bárbara anunciou apoio ao PT (Foto: Júnior Santos)

Apesar disso, líderes da oposição afirmam que a atitude da deputada não vai forçar mudança no planejamento do grupo. Se Bárbara se apressou em romper porque percebeu algum sinal de que não seria escolhida candidata a prefeita, os agora ex-aliados dela dizem que não vão antecipar a escolha do candidato. Essa posição divide opiniões, principalmente porque alguns oposicionistas já defendiam há algum tempo que a escolha ocorresse o quanto antes. Com a saída de Bárbara, essa ala passou a ter ainda mais pressa.

Mesmo assim, o discurso dos principais atores da oposição é ter calma.

Júlio e Luciano: planejamento não muda (Fotos: Lupa1)

"Não [haverá antecipação da escolha]. Continuamos no mesmo planejamento", disse à coluna do deputado federal Júlio Arcoverde, um dos principais líderes do Progressistas.

O presidente regional do PSDB, ex-deputado estadual e pré-candidato a prefeito Luciano Nunes, seguiu na mesma linha e disse que, por enquanto, o planejamento não muda.

"Por enquanto não. A ideia é aguardar um pouco para avaliar", contou o dirigente tucano.

| Tucanato raiz reprovou

Lideranças históricas que foram ou são do PSDB em Teresina não aprovaram a mudança de lado de Bárbara. Pelo menos os que se manifestaram, foram críticos. Kleber Montezuma, o último candidato escolhido por Firmino Filho, em 2020, disse que Bárbara "deu um cavalo de pau em sua brevíssima carreira política". O vereador Edson Melo, decano da Câmara Municipal, chamou Bárbara de "incoerente".

Luciano Nunes disse que o futuro deverá cobrar "um preço alto" da deputada pela decisão. Sílvio Mendes, de tão indignado, disse que "por enquanto" dará o "silêncio" como resposta. O ex-vereador Chico Wilson avaliou que Bárbara "cuspiu na memória do pai". Em tom mais ameno, Fernando Said afirmou que a atitude de Bárbara "não altera sua posição e convicção sobre as eleições de 2024".

Se algum outro tucano concordou, ficou calado.

| Vídeos pipocaram

Bárbara em entrevista ao Lupa1 (Foto: Laura Cardoso)

Tão logo Bárbara anunciou sua aliança com o PT na sucessão municipal, pipocaram nas redes sociais vídeos em que a deputada criticava o PT e dizia que seu pai, o ex-prefeito Firmino Filho, jamais se aliaria ao partido. Alguns desses vídeos são trechos de uma entrevista que a deputada concedeu ao Grande Jornal Lupa1 no dia 3 deste mês. Na entrevista, Bárbara disse que aliados de Firmino que se abraçaram com o PT "não eram firministas verdadeiros" e que seu pai nunca se aliaria ao Partido dos Trabalhadores.

Na mesma entrevista, Bárbara criticou a adesão do ex-vereador Samuel Silveira ao PT, alfinetou Samuel lembrando que antes ele criticava o partido e disse que a população "não vê com bons olhos" e "não respeita" quem muda de lado de forma tão repentina. Ela também garantiu que, mesmo se não fosse escolhida candidata, ficaria na oposição e ajudaria a campanha de quem fosse o escolhido do grupo.

| Olha o João Vicente ali

JVC em evento do PT (Foto: Reprodução/Instagram)

O ex-senador João Vicente Claudino deu as caras ontem, quinta-feira (19), em um seminário de organização do PT realizado na cidade de Barras, a 130 km de Teresina. JVC, que aparentemente já deu balão na filiação que havia prometido ao PSDB, até posou pra fotos cercado de políticos de vermelho. Registros da presença do ex-senador no evento foram publicados nas redes sociais do deputado federal Flávio Nogueira, do PT, que também estava lá.

A presença de JVC no evento do PT até pode ter sido para prestigiar algum aliado local da cidade de Barras, o que é normal, mas, levando em conta o seu histórico, não deixa de chamar atenção. O PSDB até hoje espera pela filiação do ex-senador.

Para refletir...

Milicianos digitais que ofendiam sorrateiramente o ex-prefeito Firmino Filho, sua esposa Lucy e a família, antes e até depois da morte do ex-prefeito, agora celebram Lucy e Bárbara pela adesão à pré-candidatura do PT em Teresina. Como diz um áudio famoso na internet: "Vovó já me dizia: meu fii, meu fii, tu vai ver coisa!".

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas