O que Gleisi Hoffmann fez pelo Piauí?
CCJ da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou projeto de decreto legislativo que concede título de cidadania piauiense à presidente nacional do PT.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou ontem, quinta-feira (17), projeto de decreto legislativo que concede título de cidadania piauiense à deputada federal do Paraná e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. A proposição é de autoria do deputado Franzé Silva (PT) e ainda vai passar por votação no plenário.
Na justificativa, o parlamentar afirma que Gleisi é "profundamente identificada com os piauienses e comprometida com o nosso povo". Porém, não cita nenhuma ação dela que tenha repercutido no estado do Piauí. A deputada paranaense, aliás, esteve poucas vezes em solo piauiense, quase sempre em momentos de campanha.
Gleisi Hoffmann (Foto: Divulgação/PT)
Quem acompanha política sabe que, em grande parte dos casos, as justificativas para os títulos de cidadania são meramente protocolares. Mesmo assim, está na hora da classe política começar a ser um pouco mais criteriosa na hora de agraciar alguém com tão distinta honraria.
Há algum tempo a concessão de títulos honoríficos de cidadania vem sendo banalizada nas Assembleias Legislativas e nas Câmara Municipais. O exemplo da concessão para a deputada petista Gleisi Hoffmann evidencia essa realidade. Franzé, que fique claro, só está seguindo uma tendência.
Está na hora de se rever essa prática, até para que um título de cidadania continue sendo uma honraria especial e distinta.
| Mudança no MDS
Lula e Wellington (Foto: Marcelo Camargo/Ag.Brasil)
O site Poder360 publicou na noite de ontem, quinta-feira (17), que o presidente Lula (PT) decidiu, em reunião na quarta-feira (16) com o presidente da Câmara Arthur Lira (Progressistas), tirar o piauiense Wellington Dias do Ministério do Desenvolvimento Social e entregar à pasta ao deputado federal André Fufuca (Progressistas-MA). Apesar de ter decidido entregar o ministério, Lula vai tirar o Bolsa Família da pasta.
Nova fofoca?
Não é de agora que a saída de Wellington Dias do Ministério do Desenvolvimento Social é ventilada pela mídia nacional. O piauiense sempre disse que é tudo fofoca. Dessa vez, porém, a reportagem do Poder360 noticia a mudança de comando como definida.
| Vice do PT?
Bárbara e Fábio Novo (Fotos: Lupa1 | Alepi)
A deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) se reuniu com o deputado Fábio Novo (PT), oportunidade em que foi discutida uma composição dela como candidata a vice-prefeita de Novo nas eleições de 2024. O encontro foi confirmado pelo próprio pré-candidato do PT, que aproveitou para alfinetar e dizer que Bárbara é mais bem tratada pelos petistas do que pelo Progressistas que, segundo ele, não a quer como candidata a prefeita.
Vice dos sonhos
Ter Bárbara como vice é o sonho dos petistas, uma vez que a tendo no palanque pretendem "usar" o legado do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB) a seu favor como trunfo eleitoral. O mesmo PT que criticava as gestões de Firmino e dizia que Teresina tinha "30 anos de atraso" com os tucanos.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .