Gustavo Almeida

No PT, Wilson Martins diz que sua bandeira continuará a mesma

Político falou sobre afastamento e reaproximação com partido de Wellington Dias.

22 de março de 2022 às 18:33
4 min de leitura

O ex-governador Wilson Martins deixou o PSB após 17 anos no partido e se filiou ao PT nesta terça-feira (22). Depois de duas eleições estaduais em lado oposto ao do PT, o experiente político de 68 anos volta a fazer parte da base política do governador petista Wellington Dias. Apesar do adeus ao PSB, Wilson garante que sua bandeira não muda.

Ex-governador Wilson Martins agora é do PT (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

“A bandeira é a mesma. Do socialismo, do trabalhismo, do trabalho. É uma parceria que já tivemos lá atrás. Meu primeiro partido político foi o PDT, depois o PSDB, depois o PSB, um partido também de centro-esquerda, com ideias e trabalho socialista. O PT da mesma forma. Nós já tivemos juntos com o PT durante muito tempo, desde 1989, quando apoiamos a candidatura do Leonel Brizola e no 2º turno apoiamos o Lula. Então, tem uma história antiga que veio de Miguel Arraes, depois passou para Eduardo Campos e nós entramos nessa parceria com o PT pelo braço do Dr. Arraes”, relembrou o ex-governador.

Wilson lembrou ainda de como aconteceu o afastamento do PSB com o PT em nível nacional, o que o fez romper com o partido também no Piauí antes da campanha de 2014. Para ele, a sigla, que na época tinha seis governadores, entendeu naquele momento que era chegada a hora de lançar uma candidatura a presidente da República.

“Foi através do Eduardo Campos que nós fomos para o enfrentamento prévio com o PT, porque chegou a hora de amadurecimento do partido, que elegeu seis governadores no Brasil, e achava que estava no momento de lançar uma candidatura à presidência da República. Então foi isso que aconteceu. Infelizmente, as circunstâncias da fatalidade levaram o Eduardo Campos naquele acidente aéreo. Por isso ficamos afastados, mas agora volta essa relação que é uma relação antiga, que precede Wilson Martins, mas que vem lá de Leonel Brizola, Miguel Arraes, Lula, FHC e lá atrás na luta pelas Diretas Já.”, falou.

Confiança na pré-candidatura a deputado
Questionado sobre a chapa proporcional do PT, onde vai disputar um mandato de deputado federal nas eleições deste ano, Wilson Martins disse que a concorrência com nomes fortes dentro do partido é positiva. Além dele, vão disputar vaga na Câmara Federal pelo PT os atuais deputados Rejane Dias, Flávio Nogueira e Merlong Solano. O partido tem ainda o secretário de Saúde Florentino Neto e o deputado estadual Francisco Costa como pré-candidatos a federal.

O empresário Jadyel Alencar, que vai para o PV em federação com PT e PC do B, também concorre na chapa. A expectativa dentro do PT é eleger até quatro deputados federais, porém, os mais cautelosos avaliam que só é segura a eleição de três nomes da chapa.

Filiação de Wilson Martins ao PT (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

“Eu acho que é muito bom. Porque quando você vai para uma eleição, você não tem que se preocupar com os outros. Você tem que se preocupar com a sua eleição. Claro que se você puder contribuir e ajudar é bom. E a intenção é levar o grupo a ter uma votação expressiva e eleger a maioria dos deputados federais. Eu não tenho dúvida, pelo que nós estamos acompanhando hoje, que a maior bancada a ser eleita vai ser a do PT”, disse Wilson.

No evento de filiação realizado nesta terça-feira, Wilson Martins era a estrela principal.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas