Gustavo Almeida

MDB vai ter candidato nas principais cidades; alguns votaram em Silvio Mendes

Meta do partido é eleger 60 prefeitos no Piauí em 2024, com destaque para as disputas nas maiores cidades.

21 de setembro de 2023 às 08:15
7 min de leitura

O MDB vai ter candidato próprio a prefeito em quase todas as principais cidades do Piauí. A meta dos emedebistas é chegar à marca de 60 prefeitos, número que nas eleições municipais de 2020 só foi alcançado – e superado – pelo Progressistas, partido do senador Ciro Nogueira, que elegeu 84 gestores nos municípios piauienses.

A intenção do MDB é lançar o máximo de candidaturas possível, com foco nas cidades consideradas mais importantes.

Senador Marcelo Castro, presidente regional do MDB no Piauí (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

Em Teresina, o partido tem dois nomes como pré-candidatos: um é o deputado estadual Henrique Pires, preferido pela bancada e com a simpatia do senador Marcelo Castro. O outro é o médico Paulo Márcio, nome que o vice-governador Themístocles Filho tenta emplacar, mesmo com a oposição de uma banda da sigla.

Em Parnaíba, o partido aposta na candidatura do deputado estadual Dr. Hélio. Numa entrevista nesta semana, o senador Marcelo Castro afirmou que o deputado "provavelmente" será candidato do MDB na segunda maior cidade do estado. Ele disputou em 2020 e perdeu.

No município de Picos, o deputado estadual emedebista Pablo Santos é o candidato da base do governo do Estado. Em Oeiras, o médico Dr. Hailton vai disputar novamente a prefeitura pelo MDB. Em 2020, ele perdeu a eleição por apenas 43 votos.

Na cidade de Bom Jesus, o atual prefeito emedebista Nestor Elvas vai buscar a reeleição. Em São Raimundo Nonato, o partido aposta no nome do atual vice-prefeito Rogério Castro, primo de Marcelo Castro.

Diretório do MDB no Piauí (Foto: Google)

Em Miguel Alves, o prefeito Veín da Fetraf, que se filiou ao MDB no final de 2022, vai para a reeleição com total apoio do partido. Veín votou em Sílvio Mendes para governador e fez campanha contra Rafael Fonteles (PT), mas se aproximou de lideranças governistas ainda em 2022.

Em Altos, o atual prefeito Maxwell da Mariínha também apoiou Silvio Mendes para governador, mas terá apoio do MDB em sua campanha de reeleição pelo partido. Ele deve enfrentar um candidato do PT.

Na cidade de Esperantina, a atual prefeita Ivanária Sampaio (MDB) também vai para a reeleição e deverá enfrentar um candidato petista na disputa. Ela é mulher do vice-governador Themístocles Filho, um dos caciques emedebistas no Piauí.

Em São João do Piauí, o MDB vai para a reeleição com o atual prefeito Ednei Amorim, um filiado de longas datas.

| JVC, cadê você?

Edson Melo espera por JVC (Fotos: Montagem/Lupa1)

O presidente municipal do PSDB em Teresina, vereador Edson Melo, afirma que o ex-senador João Vicente Claudino vai se filiar ao partido no mês que vem. Segundo Edson, foi o próprio JVC quem lhe garantiu que em outubro a filiação sai. Mesmo assim, o vereador tucano não parece ter tanta certeza sobre a chegada do ex-senador, basta analisar as palavras. "Ele me disse que já está decidido. Eu espero que ele se filie realmente. Espero e estamos aguardando ansiosos", disse.

Deu um toque

Edson Melo falou ainda que já de um toque em JVC sobre as indefinições dele, comportamento que faz com que muita gente não bote fé nos seus movimentos políticos. "É, realmente eu tenho conversado com ele sobre esse aspecto, que ele deve se decidir logo porque isso aí gera, de certa forma, um desgaste para ele e para o próprio PSDB.", comentou o vereador.

| Oposições unidas

Grupos unidos em Wall Ferraz (Reprodução/Instagram)

O ex-deputado estadual Rubem Martins, pré-candidato a prefeito de Wall Ferraz, conseguiu unir as oposições no município. Depois do racha com o atual prefeito Guilherme Maia (PSD), lançado na política pelo grupo do próprio Rubem em 2020, o ex-deputado se uniu ao grupo do médico Ubiratan Martins Segundo, que perdeu a eleição passada para Maia por uma diferença de 64 votos. E essa união das oposições pode extrapolar os limites de Wall Ferraz e ter reflexos na vizinha Santa Cruz do Piauí.

Oposições unidas II

Em Santa Cruz, o conhecido médico Ubiratan Martins, pai de Ubiratan Segundo, se lançou pré-candidato a prefeito após rompimento político com o sobrinho Barroso Neto (PT), atual gestor já em segundo mandato. Desde 2022, Barroso tinha se aproximado da ex-prefeita Jandira Martins, filha de Rubem Martins. Agora, com a aliança dos grupos de Rubem e Ubiratan em Wall Ferraz, a tendência é que o alinhamento se reproduza na cidade vizinha, afinal, se o filho de Ubiratan Martins se uniu a Rubem em Wall Ferraz, o que impede a filha de Rubem de se unir a Ubiratan em Santa Cruz?

| Desistiu da amiga

Marcos Aurélio Sampaio (Reprodução/Instagram)

O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD), que ainda mantém-se como pré-candidato a prefeito de Teresina, parece ter desistido de uma composição política com deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas). Em 2022 eles fizeram dobradinhas em Teresina e desde então os dois mostravam alinhamento. Marcos não escondia de ninguém que queria estar numa chapa com Bárbara em 2024 na capital. Vendo esse sonho distante, ele adotou discurso crítico que, indiretamente, atinge Bárbara.

Feijão com arroz

Em um discurso nesta semana, Marcos Aurélio disse que Teresina só teve o básico nos últimos 30 anos e que povo não suporta esse "feijão com arroz" que as gestões insistiram em oferecer para a população nas últimas três décadas. Ao se referir aos 30 anos e falar em feijão com arroz, ele alfineta as gestões tucanas, boa parte delas comandadas por Firmino Filho, pai de Bárbara.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas