Gustavo Almeida

Marden adere ao PT em Teresina à espera de ‘leveza’ do Karnak em Piripiri

Apoio do deputado estadual à pré-candidatura de Fábio Novo é um canal para se tornar aliado do governador.

01 de fevereiro de 2024 às 10:00
4 min de leitura

O deputado estadual Marden Menezes (Progressistas) anuncia nesta quinta-feira (1º) adesão à pré-candidatura de Fábio Novo (PT) a prefeito de Teresina. Com isso, ele também formaliza a ligação com governo do PT no Piauí, partido ao qual foi oposição ao longo dos últimos 20 anos.

Contudo, a ida de Marden para o palanque petista em Teresina tem mais a ver com Piripiri do que com a pré-candidatura de Fábio Novo. Assim como outros ex-oposicionistas que mudaram de lado (e de discurso), a eleição em Teresina é um trampolim para se aproximar do governador Rafael Fonteles (PT) e do Palácio de Karnak.

Marden Menezes (Foto: Eduardo Amorim/Lupa1)

A pré-candidatura de Fábio Novo tem sido usada, na prática, como uma escada para que políticos de oposição se cheguem no Karnak. Não é o pré-candidato que os atrai, mas sim o seu apoiador master.

No caso de Marden, a aliança com o governo do PT, mesmo ele sendo filiado ao principal partido de oposição no Piauí, tem como pano de fundo a eleição municipal em Piripiri. Lá, a atual prefeita Jôve é do PT e terá, inegavelmente, o apoio do governador Rafael em sua reeleição.

No entanto, o movimento de Marden visa garantir que o governo "não pese a mão" contra o grupo político dele e do pai, o ex-prefeito Luiz Menezes (Progressistas), que vai disputar novamente a prefeitura. Marden já tem filiação acertada com o PSD, partido da base do governo. Na sua futura sigla, o deputado tem sido tranquilizado de que o Palácio não vai ser duro contra o grupo dele na disputa contra Jôve.

Moral da história: o apoio a Fábio Novo é apenas a conveniência burocrática para se atingir o verdadeiro objetivo. Mas, como diria Celso Russomano, estando bom para ambas as partes, o acordo está fechado.

Eram muitos próximos

Marden e Sílvio (Divulgação/Ascom/Ano2022)

Marden foi, durante muito tempo, um dos políticos mais ligados ao ex-prefeito e hoje pré-candidato da oposição em Teresina Sílvio Mendes (União Brasil). Na eleição de 2020, o deputado defendeu que Sílvio fosse o candidato do PSDB na capital, discordando do então prefeito Firmino Filho, que escolheu Kleber Montezuma. Era, ali, mais um capítulo das rusgas constantes entre Marden e Firmino.

Prefere o silêncio

Procurado pela coluna nesta quinta-feira (1º) para comentar a adesão de Marden a Fábio Novo (PT), o ex-prefeito Sílvio Mendes disse que prefere o silêncio. "Cabe silenciar", se limitou a dizer.

Sinais, fortes sinais

Marden e Luciano Nunes (Foto: Divulgação/Ascom)

A confirmação da aliança de Marden Menezes com o PT pode ser uma forte sinalização de que o próximo a ir é o ex-deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), de quem Marden é amigo e confidente.

Disputa lá em cima

Sabendo da grande possibilidade da ala tucana ligada a Luciano Nunes, e ele próprio, pular para o barco do governo, lideranças com influência nacional já atuam em Brasília para convencer a direção nacional do PSDB a definir logo apoio a Sílvio Mendes. Mas, por outro lado, também tem "cabeças grandes" lutando lá em cima para tentar levar essa banda dos tucanos para os braços do PT. É uma verdadeira guerra fria.

E a pré-candidatura?

Em meio a esse puxa de cá, puxa de lá pelo destino do PSDB em Teresina, como fica a pré-candidatura de Luciano Nunes a prefeito? Alguém lembra que ela ainda existe?

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas