Gustavo Almeida

Mandato na Alepi é só trampolim para ajudar suplente a chegar à prefeitura

Petista empossado na Assembleia Legislativa na segunda-feira é aposta do Palácio da Karnak na eleição municipal em Floriano.

05 de setembro de 2023 às 07:58
6 min de leitura

O médico Marcus Vinícius Kalume (PT) foi empossado na segunda-feira (4) no cargo de deputado estadual. Nas eleições de 2022, ele ficou na quinta suplência da federação "Brasil da Esperança", formada por PT, PV e PC do B. Contudo, Kalume chega à Assembleia Legislativa do Piauí já pensando em entrar na Prefeitura de Floriano.

A articulação política feita pelo governador Rafael Fonteles (PT) para dar ao médico o mandato de deputado não tem absolutamente nada a ver com as necessidades ou interesses no governo no parlamento, mas sim na eleição municipal do ano que vem. Do mesmo modo, Kalume praticamente não terá foco em uma atuação parlamentar.

Marcus Vinícius Kalume (Foto: Reprodução/Instagram)

Dono de um hospital em Floriano, o médico estreou na política em 2022, quando teve 19.741 votos. Se o desempenho eleitoral não foi tão bom do ponto de vista estadual, no município de Floriano ele pode ser considerado espetacular. Marcus Vinícius Kalume teve 11.892 votos apenas em solo florianense.

Para efeito de comparação, o segundo colocado para o cargo na cidade foi Gustavo Neiva (Progressistas), que teve 3.271 votos. Ainda para comparar, o então prefeito Joel Rodrigues foi reeleito em 2020 com 14.429 votos, ou seja, Kalume teve para deputado uma votação que ficou próxima do que Joel teve em sua campanha vitoriosa de prefeito.

Kalume e Rafael Fonteles (Foto: Reprodução/Instagram)

Justamente por ser a cidade de Joel, que em 2022 quase impôs uma derrota histórica ao ex-governador Wellington Dias na disputa para o Senado e é um dos principais aliados do senador Ciro Nogueira (Progressistas), o governador Rafael Fonteles e o PT vão se engajar ao máximo para eleger Kalume. A intenção é derrubar o grupo de Joel.

Ajudinha do prefeito

Enquanto o Palácio de Karnak fortalece a pré-candidatura de Marcus Vinícius Kalume dando-lhe um mandato na Assembleia, o atual prefeito de Floriano, Antônio Reis, está "dormindo no ponto". Reis era vice e assumiu a prefeitura em abril de 2022, quando Joel Rodrigues renunciou para concorrer a senador. Mas, apesar de estar na cadeira, o prefeito ainda emitiu sinais claros de que vai para a reeleição.

Antônio Reis (Foto: Reprodução/Instagram)

Na semana passada, ele disse em entrevista ao Lupa1 que não tem pressa para decidir sobre reeleição. Faltando apenas 11 meses para o início da campanha eleitoral de 2024, como pode o prefeito estar na cadeira, ter direito à reeleição e ainda não ter decidido se vai ou não para a disputa? E mais: como pode ainda dizer que não tem pressa?

O próprio ex-prefeito e aliado Joel Rodrigues disse, também na semana passada, que está esperando e torcendo por uma sinalização positiva de Antônio Reis de que vai disputar a reeleição.

Enquanto o prefeito não se decide e deixa seu grupo angustiado com a indecisão, Marcus Kalume vai nadando de braçada para chegar à Prefeitura, afinal, deram a ele um mandato na Alepi para só para ser chamado de deputado, mas ele quer mesmo é ser prefeito de Floriano.

| Lá vem mais um

Deputado Henrique Pires (Foto: Ezequiel de Sá/Lupa1)

Surge no MDB mais um movimento para melar a pré-candidatura do médico Paulo Márcio a prefeito de Teresina. Após o cardiologista anunciar que vai ser lançado oficialmente pré-candidato no próximo dia 14, alguns emedebistas começaram a dizer que não existe apoio da bancada do partido ao médico. Como reação, o deputado estadual Henrique Pires também passou a falar como pré-candidato. Ele foi até o senador Marcelo Castro, presidente regional da sigla, que garantiu não existir essa história de acordo para lançar Paulo Márcio. No MDB, é o vice-governador Themístocles Filho quem quer emplacar o doutor.

| Vergonhoso e absurdo

Falta de água (Foto: Divulgação/Cesan)

Praticamente toda a cidade de São Raimundo Nonato está sem fornecimento regular de água há mais de 20 dias. Os problemas no abastecimento em São Raimundo são antigos e a população sofre sempre com esse descaso. É vergonhoso que uma cidade tão divulgada pelo turismo da Serra da Capivara seja tratada dessa forma pelas autoridades, tanto locais quanto estaduais. O vexame é tão grande que o juiz Caio Cézar Carvalho de Araújo, da 2ª vara da comarca da cidade, aplicou multa diária de R$ 5 mil a Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A) por conta da constante da falta abastecimento.

| Antes tarde...

Deputado Franzé (Foto: Andressa Martins/Lupa1)

A canetada do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí Franzé Silva (PT) demitindo milhares de servidores comissionados pode ter sido uma reação política à sua derrota na disputa interna que travou no PT, mas não há como negar que ela é o que deveria ter sido feito há muito tempo. Nas últimas décadas a Alepi se tornou um grande cabide de empregos, coisa sem precedentes. Franzé justificou dizendo que atendeu a uma cobrança do Ministério Público do Piauí. O deputado certamente deve ter unido o útil ao agradável. Atender só agora foi, certamente, uma opção dele.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas