Gustavo Almeida

Júlio Arcoverde diz que PP pode apoiar reeleição de Jôve, do PT: “Sem problema”

Rompimento de Marden Menezes com grupo do senador Ciro Nogueira pode gerar aliança pouco provável em Piripiri.

06 de fevereiro de 2024 às 08:29
6 min de leitura

O rompimento do deputado estadual Marden Menezes (Progressistas) com a oposição em nível estadual pode gerar uma aliança até então pouco provável numa das cidades mais importantes do Piauí. Em Piripiri, a 150 km de Teresina, o Progressistas agora poderá apoiar a reeleição da prefeita Jôve (PT).

Marden Menezes e Jôve Oliveira (Fotos: Lupa1)

Em entrevista à coluna, o deputado federal Júlio Arcoverde, um dos principais nomes do Progressistas no Piauí, afirmou que quem decidirá os rumos do partido em Piripiri será o deputado federal Átila Filho. Segundo ele, não há nenhum problema caso a decisão seja de levar o Progressistas para o palanque da prefeita petista.

"Sem problema", respondeu Arcoverde. "Agora quem decide lá é Átila", completou.

Júlio Arcoverde (Foto: Divulgação/Assessoria)

Jôve rivaliza na cidade com o grupo político de Marden, cujo pai, o ex-prefeito Luiz Menezes, será candidato novamente. Agora alinhados com o governo estadual, pai e filho vão deixar o Progressistas. Tão logo Marden mudou de lado, a direção estadual tirou dele o controle do partido em Piripiri.

Como consequência, Átila Filho assumiu o comando da legenda na cidade, indicando um novo presidente do diretório municipal. Adversário político e pessoal de Marden, Átila já era apoiador de Jôve, mas agora poderá levar o partido para o grupo da prefeita.

OUTROS ASSUNTOS

| Inquérito aberto

Prefeito da cidade de Campo Maior, Joãozinho Félix (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

O MP-PI abriu inquérito para apurar empréstimo de maquinário pela Prefeitura de Campo Maior para que uma empresa privada, que venceu processo licitatório, concluísse obras pavimentação de ruas de responsabilidade do Governo do Piauí. A gestão municipal alegou que "empreiteiros contratados pelo Governo do Estado costumam solicitar à Prefeitura suporte complementar necessário para subsidiar na execução e conclusão da obra estadual no município, atendendo assim, ao interesse público".

Afronta às regras

Porém, o promotor Maurício Gomes de Souza aponta que no edital da licitação vencida pela empresa um item é muito claro ao afirmar que a empresa vencedora precisa ter "os equipamentos mínimos necessários à consecução dos objetivos desta licitação". E mais: que a minuta de contrato que acompanha o referido edital dispõe, em sua cláusula terceira, que "a aparelhagem e o material necessários à execução dos trabalhos serão de responsabilidade e ônus exclusivamente da contratada, ficando estabelecido que a contratante não emprestará nem fornecerá quaisquer ferramentas, aparelhos ou veículos" para a execução dos serviços.

| Nomeações confirmadas

Joninha, Pessoa e Thiago (Reprodução/Instagram)

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa (Republicanos) nomeou o empresário Thiago Duarte para o cargo assessor técnico da Secretaria Municipal de Governo e o ex-vereador Joninha no posto de superintendente-executivo da Saad Sul. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Município ontem (5). As escolhas deles para as pastas já haviam sido confirmadas pelo prefeito, mas faltava fazer as nomeações. Não falta mais. Em 2022, Pessoa apoiou Joninha para deputado estadual e Thiago para federal. Os dois foram derrotados.

| Improcedente

Evento de adesão da deputada Bárbara aconteceu na Alepi (Foto: Reprodução/Instagram/Fábio Novo)

A juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, da 1ª Zona Eleitoral de Teresina, julgou improcedente uma ação em que o Progressistas alegava uso eleitoreiro da estrutura da Assembleia Legislativa do Piauí no evento de adesão da deputada estadual Bárbara do Firmino à pré-candidatura de Fábio Novo (PT) a prefeito da capital. O partido se queixou que houve uso de servidores da Alepi e dos bem móveis e imóveis da casa com finalidade político-eleitoral para beneficiar Fábio Novo e seu grupo, o que seria abuso do poder político. A juíza entendeu que o Progressistas não conseguiu apresentar provas das condutas supostamente proibidas e julgou o caso improcedente.

| Está demorando

Prefeito Mão Santa (Foto: Andressa Martins/Lupa1)

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (União Brasil), apresenta excelentes números de aprovação de sua gestão em todas as pesquisas. No entanto, não tem, pelos menos até aqui, um nome do seu grupo político que desponte bem colocado para sucedê-lo. Não bastasse isso, Mão Santa está demorando muito a anunciar quem será seu candidato, e isso pode dificultar. Existem exemplos de que nem sempre um gestor bem avaliado conseguiu eleger o sucessor. Em política não se pode vacilar nem perder muito tempo.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas