Coluna Gustavo Almeida

Jorge Lopes admite dialogar com Dr. Pessoa: "Vou ouvir com muito apreço"

Embora afirme que foco do PSDB segue sendo candidatura própria, pré-candidato tucano não descarta composição do partido com o atual prefeito.

01 de julho de 2024 às 09:45
6 min de leitura

O pré-candidato a prefeito de Teresina Jorge Lopes (PSDB) entrou na disputa há menos de uma semana devido à desistência de João Vicente Claudino, porém, já admite a possibilidade de uma composição com o atual prefeito Dr. Pessoa (PRD). Em entrevista à coluna nesta segunda-feira (1º), Lopes disse que o foco continua sendo a candidatura própria do PSDB, mas confirmou que aceitou conversar com o grupo de Dr. Pessoa.

Jorge Lopes (Foto: Emanuel Oliveira/Lupa1)

"Vou ouvir com muito apreço. Tenho muito respeito pelo Dr. Pessoa e não me nego a ouvir porque política é diálogo, é entendimento. A conversa vai acontecer agora nesse início de semana e eu vou saber dele o que há de intenção em relação ao PSDB e ao Cidadania também, já que somos uma federação.", informou Jorge Lopes.

Jorge foi contatado por aliados de Dr. Pessoa ainda na semana passada. A intenção do grupo do prefeito é ter o tucano como vice na chapa majoritária do gestor municipal. O PSDB foi derrotado por Pessoa na eleição de 2020, derrota que pôs fim a uma hegemonia política da sigla na capital do Piauí que já durava três décadas.

Também vai conversar com Sílvio

Ao tempo em que admite dialogar sobre aliança com Dr. Pessoa, Jorge Lopes também revela que conversará com o pré-candidato Sílvio Mendes (União Brasil). "Eu não me nego a conversar. Também devo me reunir com o Dr. Sílvio Mendes. Ele tem me procurado e eu vou conversar", disse.

Até agora, o único nome que Lopes não pretende conversar é o petista Fábio Novo. Numa entrevista à TV Lupa1 na semana passada, ele disse que a tradição do PSDB em Teresina é derrotar o PT e por isso considera inadmissível uma aliança entre os dois partidos historicamente rivais na capital.

OUTROS ASSUNTOS

| Apoios invertidos

Wilson anuncia apoio em Wall Ferraz (Reprodução/Instagram)

O prefeito do município de Wall Ferraz, Guilherme Maia (PSD), votou em peso na oposição em 2022. Até então muito ligado ao senador Ciro Nogueira, ele apoiou Sílvio Mendes para governador e Joel Rodrigues para senador. O único nome do governo que ele apoiou foi Wilson Martins (PT), em quem votou para deputado federal. Contudo, depois de 2022 Maia se aproximou do deputado estadual Georgiano Neto e se filiou ao PSD numa tentativa de virar governista. Sua proximidade com Georgiano, que será candidato a deputado federal em 2026, o afastou de Wilson Martins, que na semana passada declarou apoio a Ismael da Farmácia (PT), adversário do prefeito na eleição municipal deste ano.

| Aprovação alta

Rafael Fonteles (Foto: Heitor Carvalho/Lupa1)

Com um ano e meio à frente do Governo do Piauí, o governador Rafael Fonteles (PT) mantém alto índice de aprovação de gestão. Pesquisa do instituto Datamax realizada em 53 municípios e divulgada neste domingo (30) aponta que o gestor é aprovado por 86,98% dos entrevistados. A aprovação de Rafael no Piauí segue superior à do presidente Lula (PT), que segundo o Datamax é aprovado por 74,54% dos piauienses. O levantamento mostra que 13,02% não aprovam o governo de Rafael. Ao todo, o instituto ouviu 1001 pessoas entre os dias 21 e 26 de junho. A margem de erro é de 3,10%.

| Gleisi se irritou

Postagem de Ciro Nogueira irritou Gleisi Hoffmann

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) ficou irritada com uma publicação do senador Ciro Nogueira (Progresssistas) em que ele chama o presidente Lula de "Biden da Silva", numa referência ao atabalhoado presidente dos Estados Unidos Joe Biden. Na mesma publicação, Ciro disse que o tempo de Lula já passou. Em resposta ao senador piauiense, Gleisi afirmou que não adianta bolsonaristas "ficarem assanhados" com a política dos EUA. "Nosso país é o Brasil e é aqui que o presidente Lula está mostrando como se governa um país. O tempo dele não passou não, Ciro Nogueira. Não crie ilusões, porque o tempo da democracia, da verdade e da Justiça nunca passa", reagiu a indignada e irritada Gleisi.

Carreatas na campanha

Adversários de uma pré-candidata a prefeita de um município da região de São João do Piauí afirmam, em tom de tiração de onda, que no período da campanha eleitoral as carreatas na cidade vão ser grandes e agitadas. Se referindo à adversária, eles falam que não vai faltar veículos do modelo topique nas carreatas. A coluna desconfia que seja porque é uma cidade do interior, onde topiques são muito comuns. Talvez seja por isso...

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas