Habilidoso com a política e os livros, Flávio Nogueira mira Senado em 2026
Deputado federal trabalha para pavimentar candidatura a senador, cargo que vislumbra não apenas movido pela ótica política.
As eleições de 2026 ainda estão distantes, mas isso não impede que os políticos projetem seus planos para essa disputa futura, mesmo faltando três anos para ela acontecer. No Piauí, o médico e deputado federal Flávio Nogueira (PT) já admitiu que concorrer a uma vaga de senador é uma das possibilidades pelas quais vai brigar dentro do seu partido, o PT.
Não é uma concorrência fácil, mas, na avaliação do parlamentar, em 2026 "zera tudo" quanto à escolha dos dois nomes que vão concorrer ao Senado na base de apoio do governador Rafael Fonteles (PT). Isso mesmo: dos dois nomes. Para ele, as candidaturas do palanque governista devem ser discutidas, inclusive a de quem já exerce mandato na Casa Alta.
Deputado Flávio Nogueira (Foto: Divulgação/Ascom)
No meio político, há quem considere que Flávio Nogueira perfaz um estilo de parlamentar cuja tribuna do Senado seria o lugar ideal. Essa percepção não é gerada apenas pela habilidade demonstrada no campo político, mas também no campo das letras.
Flávio Nogueira é um dos poucos políticos da atualidade no Piauí com robusta bagagem de leitura. Ele transita facilmente nos campos da literatura, da história, da sociologia, da filosofia e até da teologia. Demonstra, ainda, amplo conhecimento sobre a história da política nacional, tendo recentemente passado a palestrar sobre temas como "política nas Forças Armadas".
Além de ser um forte consumidor de cultura, Nogueira defende a necessidade de disseminar o conhecimento. A este jornalista, relatou certa vez uma espécie de inconformismo com o fato de publicações em sua rede social ricas em cultura e conhecimento terem poucas reações, enquanto fotos com cachorro ou dançando um forró no interior geram mais engajamento.
Pela tribuna do Senado passaram grandes intelectuais, personagens que fazem falta na política brasileira, atualmente tão vilipendiada por uma leva de parlamentares rasos de conhecimento, lacradores de internet e com cognitivo no nível do chão.
Flávio exerce terceiro mandato na Câmara Federal (Foto: Reprodução/Instagram)
Se Flávio Nogueira vai conseguir realizar o seu desejo de concorrer a senador, só o tempo dirá, mas ter um político do seu quilate na tribuna do Senado certamente faria bem ao Piauí, a quem aprecia o conhecimento e porque não dizer, à política.
A história mostra que a maioria dos políticos intelectuais não se elegeu por terem muito conhecimento. Também mostra que nem sempre um político culto desempenha um mandato relevante. Porém, a bagagem cultural e a intelectualidade fez muitos homens públicos serem diferentes e os seus mandatos, muitas das vezes, diferenciados. E a tribuna do Senado Federal foi o palco de muitos deles.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .