Coluna Letras da Política

Gustavo Almeida

Georgiano diz que comunicou Rafael sobre filiação de opositores ao PSD

Parlamentar conta que o governador está ciente de que o partido vai filiar diversas lideranças que não votaram nele em 2022.

14 de novembro de 2023 às 07:46
6 min de leitura

O deputado estadual Georgiano Neto (MDB) afirmou ontem, segunda-feira (13), em entrevista ao Grande Jornal Lupa1, que o PSD vai filiar e apoiar várias lideranças políticas que não votaram no governador Rafael Fonteles (PT). A intenção é se fortalecer para as eleições municipais de 2024.

Embora esteja formalmente filiado ao MDB, o deputado e sua família controlam o PSD no Piauí e trabalham para aumentar as fileiras da sigla.

Dep. Georgiano Neto (Foto: Geisilane Araújo/Lupa1)

Rafael foi avisado

Georgiano contou também que o governador Rafael Fonteles foi comunicado, tanto por ele quanto pelo deputado federal Júlio César, que o PSD iria receber diversas adesões de líderes que votaram em Sílvio Mendes (União Brasil) nas eleições de 2022.

"Sobre essa questão das filiações, antes de qualquer coisa, eu fui ao governador Rafael comunicar que o PSD iria receber diversas adesões de líderes que não votaram nele. Ele disse que cada partido estaria livre para definir as estratégias visando as eleições do próximo ano, mas que em relação ao governo ele ia estar ao lado de quem tinha votado nele. Essa é uma decisão que nós respeitamos", concluiu.

Porta de entrada

Questionado se o PSD é hoje a porta mais segura para oposicionistas entrarem no governo estadual, Georgiano afirmou que o partido é uma "alternativa importante" para quem quer se aproximar.

"Eu não quero dizer que seja a porta mais segura, mas é uma alternativa importante", respondeu.

Georgiano diz que Rafael foi comunicado sobre filiações de opositores ao PSD (Reprodução/Instagram)

Sem Rafael no palanque

Embora considere que o partido é hoje a melhor alternativa na base governista para quem não apoiou a eleição de Rafael em 2022, Georgiano diz que está consciente de que o governador só vai subir no palanque em 2024 de quem votou nele.

"O governador tem tido uma postura de prestigiar quem votou nele. É uma postura correta e, naturalmente, a gente respeita isso. Mas temos buscado administrar esses líderes que não apoiaram o governo de outras formas. O deputado federal Júlio César e a senadora Jussara têm tido papel importante na defesa desses municípios perante o Congresso e o Governo Federal", contou Georgiano.

A questão Piripiri

Um dos exemplos de opositores do Palácio de Karnak que o PSD está abraçando é o deputado estadual Marden Menezes e o ex-prefeito Luiz Menezes, de Piripiri. De acordo com Georgiano, o PSD vai estar em palanque oposto ao do PT nas eleições de 2024 na cidade. Luiz Menezes será candidato contra a atual prefeita petista Jôve Oliveira.

"Ao longo dos últimos meses nós temos construído um processo de aproximação. O Luiz Menezes, que é um grande líder político daquela região, deve se filiar ao PSD para ser candidato a prefeito de Piripiri. Vamos trabalhar com todo empenho para eleger o Dr. Luiz Menezes", disse o deputado confirmando que o PSD vai se opor ao PT na cidade.

Sem dificuldades

Segundo Georgiano, os palanques opostos em Piripiri, quarta maior cidade do estado, não criam dificuldades para o PSD na relação com o governo estadual.

"Sem dificuldade. É uma questão pacificada e sem traumas para o futuro", resumiu.

Georgiano também falou sobre 2026 (Foto: Lupa1)

2026 é logo ali

O processo de fortalecimento do PSD em 2024 está diretamente ligado à intenção do partido de ocupar espaço na chapa majoritária do governador Rafael Fonteles nas eleições de 2026. Segundo Georgiano, o partido vai defender o nome do deputado federal Júlio César para senador ou vice-governador no próximo pleito estadual.

"O PSD, com o resultado que nós esperamos [em 2024], vai trabalhar para estar na chapa majoritária do governador Rafael, e o nome do deputado Júlio César reúne todas as condições necessárias, na nossa opinião, para compor essa chapa. Se vai ser como senador ou vice-governador, o futuro é quem vai dizer", revelou.

Sonho de disputar governo

Questionado pelo jornalista Feitosa Costa sobre "para quando está programada" uma candidatura dele a governador do Piauí, Georgiano sorriu e tentou desconversar. Jovem e recordista de votos para deputado estadual nas duas últimas eleições, sendo o político mais votado para o cargo na história do estado, ele disse que "essa construção futurística" é algo que exige "serenidade e habilidade".

"Eu quero trabalhar para exercer um grande mandato de deputado estadual. Acho que esse é o nosso propósito, essa é a missão que o povo do Piauí me deu pela terceira vez. Essa construção futurística [de candidatura a governador] é algo que a gente tem que ter muita serenidade, muita habilidade. Vamos focar primeiro nas eleições de 2024 e naturalmente pensar em 2026 e assim por diante", respondeu.

Confira a entrevista completa:

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas