Coluna Letras da Política

Gustavo Almeida

Fala do bispo de São Raimundo Nonato revolta advogados; OAB emite nota de repúdio

Religioso questionou, durante celebração de missa, a vocação de profissionais que trabalham para soltar bandidos.

24 de agosto de 2023 às 15:10
3 min de leitura

Um trecho da homilia do bispo da Diocese de São Raimundo Nonato, Dom Eduardo Zielski, causou indignação entre advogados. Durante missa celebrada na noite da quarta-feira (23) nos festejos da cidade, cujo tema é "Vocação: Graça e Missão", o religioso falou de profissões.

Ao afirmar que "profissão é vocação", ele disse que fica difícil compreender a vocação dos advogados. Segundo Zielski, não há como entender a vocação de alguém que trabalha para "arrancar bandido da cadeia". Para o religioso, o bom profissional da advocacia deve se guiar pela verdade e não por quem paga mais.

Dom Eduardo Zielski (Foto: Reprodução/DioceseSRN)

"Profissão é uma vocação. Embora que as vezes fica difícil de compreender como é que fica a vocação, por exemplo, de advogado. Como é que é a vocação de advogado? Arrancar bandido da cadeia? Isso é vocação de advogado? Eu acho que advogado deve prezar, acima de tudo, a verdade. Pesquisar, conhecer e servir a verdade. É ou não é? E não quem dá mais", disse.

Nesta quinta-feira (24), a Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Raimundo Nonato emitiu uma nota de repúdio contra a fala do bispo. Para a entidade, o trecho da homilia de Dom Eduardo Zielski é um ato de criminalização da advocacia que atinge todos os advogados, sobretudo os que atuam na área criminal. A nota diz ainda que o religioso usou um momento festivo para pregar o ódio e a discórdia, quando deveria dar exemplo de amor.

"A vocação para a advocacia criminal vai além da mera profissão; é um chamado irresistível para aqueles que desejam lutar pela equidade, pela presunção da inocência e pela proteção dos direitos fundamentais de todos os cidadãos [...] Usar o tema 'Vocação: Graça e Missão' para descredibilizar a profissão do advogado em um momento festivo e visível na sociedade só mostra o quanto alguns líderes religiosos ainda pregam o ódio e a discórdia, quando deveriam ser exemplos de amor e acolhimento", diz a nota.

A Diocese de São Raimundo Nonato celebra neste mês de agosto os festejos do padroeiro São Raimundo Nonato. Ontem, quarta-feira (23), quando o bispo proferiu a fala polêmica, era o segundo dia dos festividades.

Veja o vídeo da fala do bispo:


A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas