Coluna Letras da Política

Gustavo Almeida

Ex-senador Elmano Férrer não foi convidado para inauguração de viaduto

Obra foi feita com recursos destinados pelo ex-senador, principal entusiasta da construção do viaduto.

01 de setembro de 2023 às 16:25
2 min de leitura

O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT), o ministro dos Transportes Renan Filho (MDB) e o ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias (PT) inauguraram nesta sexta-feira (1) o viaduto do Mercado do Peixe, em Teresina. Vários políticos aliados estiveram presentes no ato.

Inauguração do viaduto do Mercado do Peixe (Foto: Reprodução/Instagram)

A obra custou R$ 28 milhões, fruto de emendas destinadas pelo ex-senador Elmano Férrer (Progressistas). Apesar disso, Elmano não foi convidado para a inauguração.

Em resposta a esta coluna, o ex-senador confirmou que não foi chamado, mas evitou se queixar da situação.

“Não fui convidado. Nenhum constrangimento. Importante, a obra”, resumiu o ex-senador.

Elmano classificou a situação como “realidade da política” e garantiu que seguirá firme e disposto a continuar trabalhando.

Elmano em visita à obra em outubro de 2022, já na fase final da construção (Reprodução/Facebook)

A obra do viaduto foi praticamente toda executada ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que encerrou o mandato deixando a estrutura com 95% dos serviços executados.

A construção ficou a cargo do Dnit-PI, cujo atual superintendente Ribamar Bastos foi colocado no cargo por Elmano Férrer, que controlava politicamente o órgão no governo Bolsonaro. Com Lula na Presidência, o controle passou a ser do senador licenciado e ministro Wellington Dias, que manteve Ribamar no cargo.

Porém, nem mesmo o superintendente convidou o ex-padrinho político.

Ex-senador colocou todos os recursos para a obra

O viaduto do Mercado do Peixe faz parte de um conjunto de obras do contorno rodoviário de Teresina, que conta também com um viaduto rodoferroviário distante poucos metros dali, a duplicação das BRs 316 e 343 nas saídas de Teresina e o rebaixamento da avenida João XXIII, na Ladeira do Uruguai.

As outras obras que completam o contorno rodoviário também contam com grande volume de recursos destinados por Elmano Férrer, embora tenham a participação da bancada federal.

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