ESCÂNDALO: Prefeitura pagou R$ 9 mil por tratamento oftalmológico de prefeito no Piauí
Pagamento foi feito sem nenhuma cerimônia pela Secretaria de Saúde do município; Lupa1 buscou contato com o prefeito, sem sucesso.
Quando se pensa que já se viu de tudo na administração pública nos rincões do Piauí, surgem absurdos ainda mais surpreendentes. No município de Dom Expedito Lopes, localizado a 290 km de Teresina, a prefeitura pagou R$ 9 mil por um procedimento oftalmológico feito pelo próprio prefeito, o senhor Valmir Barbosa (Republicanos).
Prefeito Valmir Barbosa (Foto: Reprodução/Instagram)
Notas de empenho e fiscal obtidas pelo Lupa1 mostram que o gestor fez o procedimento na Clínica de Olhos São Camilo, no Centro de Teresina, em fevereiro deste ano. Na nota de empenho assinada pela secretária de Saúde de Dom Expedito Lopes, Sabrina Vieira Araújo, a despesa é descrita sem nenhuma cerimônia, como se fosse normal o prefeito fazer tratamentos particulares às custas do município.
"Valor que se empenha referente a serviços prestados em procedimento oftalmologista destinado ao paciente Valmir Barbosa de Araújo, deste município", diz a descrição da nota de empenho de número 301007, autorizada em 1º de fevereiro de 2023.
Nota de empenho com descrição do serviço e menção escancarada ao prefeito Valmir Barbosa
No mesmo dia foi emitida pela Clínica de Olhos São Camilo a nota fiscal através do site da Prefeitura de Teresina. No documento fiscal, a descrição do serviço aparece apenas como "procedimentos oftalmológicos". A nota recebeu o carimbo de "pague-se" da secretária de Saúde de Dom Expedito Lopes no dia 2 de fevereiro.
Nesse mesmo dia, o secretário municipal de Finanças, Jonas de Moura Carvalho, colocou o carimbo de "pago". Foi tudo bem rápido.
Nota fiscal com carimbo de "pago"
O prefeito Valmir Barbosa está no segundo mandato seguido na prefeitura de Dom Expedito Lopes. Ele foi reeleito na eleições de 2020 com 51,32% dos votos válidos. Na primeira eleição, em 2016, venceu por apenas 2 votos de diferença sobre o segundo colocado.
A reportagem do Lupa1 tentou contato com o gestor através do número de telefone (89) 98137-3254, disponibilizado publicamente no site oficial da prefeitura, e também por meio de mensagem enviada via rede social para que ele se manifestasse sobre o tratamento oftalmológico pessoal pago com dinheiro do município.
Até a publicação da matéria, às 21h55 desta quarta-feira (11), nenhum retorno foi dado. O espaço segue aberto.
Compra de votos
Valmir Barbosa já enfrenta problemas com a Justiça. Ele foi denunciado em ação penal em maio deste ano por compra de votos nas eleições de 2020. A denúncia assinada pela promotora Naira Junqueira Stevanato, da 62ª Zona Eleitoral de Picos, narra que o prefeito ofereceu dinheiro e outras vantagens a eleitores na noite anterior ao dia da eleição.
Ele foi gravado pelos próprios eleitores que supostamente tentava comprar.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .