Egos e brios elevados nas forças de Segurança Pública do Piauí
O que se nota, sobretudo na Polícia Civil, é a uma parcela de delegados que se deixou levar pelo estrelismo. Alguns estão inebriados pela fama.
O Piauí tem profissionais de alto nível nas polícias Militar e Civil. Delegados de diferentes idades com enorme competência e agentes que, em sua maioria, não deixam nada a desejar se comparados a membros das forças de segurança do eixo Sul-Sudeste do país.
Não há como negar que em 2023 a condução da Segurança Pública do Piauí ganhou nova roupagem no governo de Rafael Fonteles, embora ainda esteja longe de merecer as firulas midiáticas e os elogios diários exageradamente rasgados por alguns profissionais de imprensa.
Polícia Civil do Piauí (Foto: Divulgação/SSP-PI)
Há um trabalho sendo feito, sim, e ele emite sinais de que pode ser bastante promissor, mas o Piauí e, sobretudo suas cidades maiores, estão longe de serem lugares seguros e já libertos do crime, como alguns sedentos por puxar o saco tentam mostrar a todo custo.
Mas, esse novo momento da Segurança Pública do Piauí tem sido contaminado por uma realidade que não contribui em nada para o sucesso do trabalho: os brios e os egos elevados. O que se nota, sobretudo na Polícia Civil, é a uma parcela de delegados que se deixou levar pelo estrelismo. Alguns estão inebriados pela fama e pelas condutas excessivamente elogiosas que recebem de parte da mídia.
É evidente que o trabalho da polícia merece o reconhecimento de todo bom cidadão. Mas delegados e membros da cúpula da segurança, do mais baixo ao mais alto patamar, não podem ser vistos como heróis-mor de uma sociedade onde tanta gente, assim como eles, rala em atividades essenciais e perigosas para o dia-a-dia da comunidade.
O destaque para a figura do delegado não pode suplantar a importância da ação que ele comanda. Insistir em apresentar um agente como estrela maior de uma operação é um equívoco, e essa consciência deveria partir do próprio profissional de segurança. Deve partir dele o discernimento de saber o limite da sua importância pública (que existe sim) e o estrelismo prejudicial.
Temos exemplos, aqui mesmo no Piauí, de figuras que são referência em investigação policial sem nunca terem se deixado levar pelos encantos dos holofotes. Figuras que, ao longo dos anos, construíram sólida trajetória sem quererem ser mais importantes do que a atividade que desempenham. Alguns conhecidos em todo o Piauí e reconhecidos por toda a sociedade sem nunca terem cavado fama para se aparecer.
Todo departamento de polícia é importante. Todos são essenciais para a sociedade e cada um merece a devida atenção da mídia, do governo e do povo. E, diante da importância que cada um tem, é preciso saber trabalhar sem se achar estrela nem superior ao colega de corporação.
O povo reconhece o bom agente policial que tem estrela no que faz, não o que busca estrelismo ao fazer.
Mudando de assunto...
| Viagem com Rafael
Rafael levou deputados para os EUA (Foto: Divulgação/Governo do Piauí)
O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) cumpre agenda nos Estados Unidos desde a última sexta-feira (11). Além dos auxiliares que quase sempre o acompanham nas viagens internacionais, o gestor levou dois deputados estaduais a tiracolo para o exterior: Ziza Carvalho (MDB) e Dr. Vinícius Nascimento (PT). Os parlamentares participam de todas as agendas colados no governador.
Escolhidos
Só acompanha o governador nesse tipo de viagem quem ele convida. Numa outra que fez recentemente ao Vaticano, o escolhido foi o deputado estadual Fábio Novo (PT). É sempre uma boa oportunidade para estreitar os laços com o mandatário do Palácio de Karnak.
| Tá com vontade
Joel Rodrigues (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)
Depois de quase tirar a eleição do senador Wellington Dias (PT) em 2022, ao apresentar desempenho eleitoral surpreendente, o ex-prefeito de Floriano Joel Rodrigues (Progressistas) vem fazendo de tudo para se manter como agente relevante na cena política estadual. Não se pode negar que Joel tem vontade e disposição para aproveitar ao máximo os frutos políticos que a campanha lhe proporcionou.
Viajante
Na condição de presidente do Progressistas no Piauí, posto que ganhou após a eleição de 2022, o ex-prefeito de Floriano marca presença em todo tipo de evento de prefeitos e lideranças aliadas nos mais variados municípios do Piauí, do litoral ao sertão.
| Governador cassado
Antonio Denarium (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou ontem, segunda-feira (14), por 4 votos a 3, o mandato do governador Antonio Denarium (Progressistas). O voto decisivo para a cassação foi da presidente da Corte Eleitoral, desembargadora Elaine Bianchi. Denarium foi acusado de promover programas sociais de distribuição de cestas básicas durante a campanha eleitoral de 2022.
Um alento
A decisão do TRE-RR cabe recurso e o governador poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no cargo. De todo modo, é um alento saber que ainda existem TREs que têm coragem de cassar gente importante. Sorte do Estado que tem uma Corte Eleitoral assim.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .