Edson Ferreira vai ser candidato em 2026 com apoio de Marcelo Castro
Acordo foi firmado após família Ferreira fazer aliança com o grupo do senador na eleição para prefeito de São Raimundo.
O ex-deputado estadual Edson Ferreira vai tentar voltar à Assembleia Legislativa do Piauí nas eleições de 2026. Natural de São Raimundo Nonato, o político foi deputado por 20 anos (cinco mandatos seguidos), mas abriu mão de buscar a reeleição em 2018 e também não disputou as eleições de 2022.
Contudo, após dois pleitos fora do cenário estadual, o ex-deputado voltará às disputas eleitorais.
Acordo com Marcelo Castro
A candidatura de Edson Ferreira tem como grande entusiasta o senador Marcelo Castro (MDB), que apoiará o conterrâneo na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa.
Tudo começou no pleito municipal de São Raimundo
O ponto de partida para o acordo foi a eleição para prefeito de São Raimundo Nonato. Depois de alegar ter sido preterido pelo esquema político da atual prefeita Carmelita Castro (PT), o grupo do senador Marcelo Castro foi atrás de uma aliança com a família Ferreira, tradicional clã político que já governou a cidade várias vezes.
Os Ferreiras compuseram com o grupo de Marcelo e indicaram a professora Rosa Amélia Ferreira, irmã de Edson, como vice-prefeita do candidato Rogério Castro (MDB), primo de Marcelo. A chapa Castro/Ferreira saiu vitoriosa na eleição ao derrotar o candidato lançado pela prefeita Carmelita e pelo marido dela, o deputado estadual Hélio Isaías (PT).
Em 2026, Marcelo Castro e seu grupo vão retribuir o apoio recebido em 2024 votando em Edson para deputado estadual.
Vai para o MDB
Para ser o candidato do senador, o ex-deputado vai se filiar ao MDB. Historicamente, a família Ferreira fez oposição aos governos do PT no Piauí, mas com a aliança com Marcelo e a filiação ao MDB o clã deverá estar no palanque de reeleição do governador Rafael Fonteles (PT), de quem Marcelo Castro é aliado de primeira hora.
Problemas para Hélio Isaías
A candidatura de Edson Ferreira deverá impor dificuldades para a reeleição do deputado estadual Hélio Isaías (PT), cujo grupo saiu das eleições municipais derrotado em São Raimundo Nonato e outros municípios da região. Além disso, Hélio não terá mais o apoio do próprio grupo do senador Marcelo, que o apoiou em peso nas eleições de 2022.
Em contrapartida, os resultados das eleições municipais em toda a região de São Raimundo Nonato deixaram ainda mais forte o grupo de Marcelo Castro, que ampliou seu poder político local. Marcelo, conforme apurou a coluna, é o mais empolgado de todos com a candidatura de Edson Ferreira a deputado estadual.
Ele confirma
Ouvido pela coluna, o ex-deputado estadual Edson Ferreira confirmou a pré-candidatura e disse que "tá tudo encaminhado para isso acontecer". Segundo ele, uma conversa final com o grupo está prevista para o começo de novembro, ocasião em que deverá ser dado o start para a pré-candidatura.
Edson, contudo, evita dizer que será o candidato de Marcelo Castro, mas não esconde o alinhamento com o senador.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .