Gustavo Almeida

Duas cidades do Piauí disputam título de "terra do bode"; lei reconhece só uma

No dia 31 de agosto, governador Rafael Fonteles sancionou lei que dá título a uma cidade da região Norte, mas no Sul outro município ostenta a marca.

06 de setembro de 2023 às 07:15
5 min de leitura

O governador Rafael Fonteles (PT) sancionou no último dia 31 de agosto uma lei de autoria do deputado estadual Henrique Pires (MDB) que concede o título de "Terra do Bode" ao município de Batalha, no Norte do Piauí. A cidade tem forte tradição na criação de caprinos e realiza anualmente a grande Festa do Bode, que reúne negócios, gastronomia, cultura e lazer, tudo voltado para o mundo da caprinocultura.

Símbolo do bode em Batalha (Foto: Reprodução)

Contudo, a concessão do título de "terra da bode" à Batalha vai de encontro a um outro município piauiense. Dom Inocêncio, localizado no semiárido piauiense, distante 610 km de Teresina, também reivindica o título e se apoia nos números expressivos para se considerar a verdadeira terra do bode no estado.

Segundo dados de 2021 da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), realizada pelo IBGE, Dom Inocêncio é disparado o campeão em rebanho de caprinos no Piauí, com 86.878 cabeças. Enquanto isso, Batalha tem apenas o quinto rebanho do estado, com 40.541 cabeças.

Dom Inocêncio ocupa a 25ª posição nacional na quantidade de caprinos, estando entre os maiores do país. No ranking nacional, Batalha ocupa a posição de número 44.

Monumento do bode em uma das entradas da cidade de Dom Inocêncio (Foto: Glória Nunes)

Ao justificar o proposição do projeto que agora virou lei, o deputado Henrique Pires disse que em Batalha "o bode é tão importante que tem até um evento que faz parte do calendário anual: a Festa do Bode". Ele também argumentou que "o bode é o principal ingrediente na gastronomia regional" e que um dos pratos mais famosos em Batalha é a "pizza de bode".

Em Dom Inocêncio é realizada anualmente uma feira de caprinos e ovinos e há alguns anos foi construído numa das entradas da cidade um monumento de um bode gigante. A criação de caprinos e ovinos é um dos pilares da economia do município do semiárido.

Pela lei, Batalha é a terra da bode, mas pelos números Dom Inocêncio leva grande vantagem.

| Comoção na cidade

Prefeito Reginaldo de Oliveira Gomes (Foto: Instagram)

O município de Dirceu Arcoverde, a 561 km de Teresina, foi pego de surpresa na noite de ontem, terça-feira (5), com a morte do prefeito Reginaldo de Oliveira Gomes (Progressistas). O gestor de 54 anos sofreu um infarto quando jogava bola na cidade. Ele ainda foi levado para São Raimundo Nonato, mas não resistiu. No perfil no Instagram, a Prefeitura de Dirceu Arcoverde lamentou a perda do prefeito.

"Reginaldo serviu incansavelmente à nossa comunidade durante seu período de atuação, dedicando-se a tornar nossa cidade um lugar melhor para todos nós. Sua humildade e dedicação na busca por soluções para o nosso município deixam um legado que jamais será esquecido", diz trecho da publicação.

| Vacilo do doutor

Dr. Pessoa (Foto: Ezequiel de Sá/Lupa1)

Aliados do prefeito de Teresina Dr. Pessoa avaliam que o prefeito vacilou feio ao perder o controle do Republicanos. Os mais precavidos avaliam que o gestor corre sério risco de ficar sem uma legenda para seu projeto de reeleição em 2024. A desconfiança é ainda maior porque quem assumiu o controle foi o deputado federal Jadyel Alencar, hoje no PV. Há quem garanta que o movimento de Jadyel foi gestado no Palácio de Karnak e que o Republicanos já foi fisgado pelo governo estadual.

| Elucubração presidencial

Presidente Lula (Foto: CanalGOV)

A iniciativa do presidente Lula (PT) de defender que os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sejam sigilosos é totalmente descabida e atenta contra a transparência e o próprio conceito de justiça. Numa época em que a sociedade deve estar vigilante e atenta às decisões de políticos e magistrados, sair com essa elucubração vai muito além de um devaneio.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas