Coluna Letras da Política

Gustavo Almeida

Ciro Nogueira afirma que lealdade ao ex-presidente Bolsonaro será eterna

Senador garante que será aliado fiel do ex-mandatário ao longo de toda a sua trajetória na política.

07 de novembro de 2023 às 08:01
5 min de leitura

Em entrevista ao SBT ontem, segunda (6), o senador Ciro Nogueira (Progressistas) afirmou que sua lealdade ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será eterna. O piauiense garantiu que enquanto estiver na política, será fiel a Bolsonaro, de quem foi ministro da Casa Civil.

Ciro e Bolsonaro (Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil)

"Ah é uma lealdade eterna. Enquanto eu tiver na vida pública eu seguirei sua orientação e estarei ao lado dele", falou ao ser questionado sobre a relação com o ex-presidente.

Crítica ao PT

Ciro voltou a fazer duras críticas ao governo do presidente Lula e ao PT. Segundo ele, o líder petista é um presidente ultrapassado.

O senador também projetou que o PT não vai eleger nenhum prefeito de capital nas eleições de 2024 e que direita, liderada por Bolsonaro, será a grande vitoriosa nas disputas municipais.

Senador Ciro Nogueira (Foto: Fábio Wellington/Lupa1)

"O presidente [Bolsonaro] está consciente da sua responsabilidade. Ele é o grande líder da direita e do centro no nosso país, é quem vai nos conduzir para uma vitória jamais vista nas eleições de 2024. Eu tenho desafiado: o Partido dos Trabalhadores vai sair dessa eleição sem fazer um prefeito de grandes cidades ou capitais no país. Depois você me cobre. Preparando a volta do centro e da direita em 2026", afirmou.

Ciro disse não ter dúvidas que em 2026 a oposição ao governo do PT vai unir os governadores Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Eduardo Leite, Ratinho Júnior, Ronaldo Caiado, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, a senadora Teresa Cristina, ele próprio e vários outros líderes.

OUTROS ASSUNTOS

| Alinhado com o PSDB

Cidadania e PSDB acertam o passo (Foto: Divulgação)

Depois de retomar o comando do Cidadania no Piauí, o jornalista Mário Rogério realinhou a parceria com o PSDB. Os dois partidos formam uma federação, mas as direções estavam afastadas no estado. Mário Rogério se reuniu ontem (6) com o presidente regional do PSDB Luciano Nunes e com o ex-secretário municipal Fernando Said, que também é tucano. Com a união reconstruída, o Cidadania vai defender candidatura própria do PSDB. O nome é Luciano Nunes.

Sem atropelar

Numa rede social, Mário Rogério escreveu: "A federação Cidadania23/PSDB está restabelecida no Piauí. Agora, o diálogo é conjunto com os dois partidos se respeitando mutuamente e tomando decisões em comum acordo, sem ninguém atropelar ninguém".

| Anulação de questão

Questão contestada no Enem 2023 (Foto: Reprodução)

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) divulgou uma nota em que condena a aplicação e pede a anulação de questões contra o agronegócio no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A entidade também cobra um posicionamento urgente do governo federal e quer a convocação do ministro da Educação Camilo Santana para dar explicações no Congresso. A FPA descreve as questões como de "cunho ideológico e sem critério científico ou acadêmico".

Polêmica grande

A questão de nº 70 criticou a "lógica do agronegócio", falou do avanço da soja e ligou o setor ao desmatamento. Já a questão 89, também com foco no agronegócio no Cerrado, afirma que "o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado".

| Prefeito cassado

Valmir Barbosa (Foto: Reprodução/Instagram)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) cassou ontem (6) o mandato do prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa (Republicanos), e da vice-prefeita Evanil Conrado Lopes. Os dois foram acusados de compra de votos e abuso do poder político e econômico. A ação eleitoral que cassou a chapa foi movida pela coligação de Dannúbio Araújo, candidato derrotado nas eleições de 2020.

Teve até gravação

Na véspera da eleição, o prefeito foi à casa de uma família e ofereceu R$ 2 mil em troca de votos, além de um serviço elétrico na residência que seria realizado por meio da prefeitura. As conversas foram gravadas por um membro da família e serviram de prova no processo.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas