Caridade do Piauí: o município onde está tudo dominado
Cidade vai ter candidato único a prefeito pela 2ª vez seguida e população não terá alternativas ao grupo que está no poder.
Em cerca de 10 municípios do Piauí, a expectativa é de que haja candidatura única para prefeito nas eleições municipais deste ano. Um deles é Caridade do Piauí, localizado a 470 km de Teresina, no Sudeste piauiense.
A situação de Caridade chama mais atenção porque será a segunda vez seguida que não haverá opções para a população. Nas eleições de 2020, o prefeito Toninho de Caridade (PSD), atual presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), foi reeleito sem concorrência. Agora em 2024, ele lançou um primo para sucedê-lo na prefeitura e articulou para que não houvesse adversários.
Com isso, o candidato Clei Carvalho (PSD) só precisará de 1 voto para ser eleito, ou seja, basta ele mesmo votar nele para garantir a eleição. Caridade do Piauí tem 5 mil habitantes.
Ruim para a democracia
Quando um município tem candidatura única, quem perde é a população. A ausência de alternativas em um pleito eleitoral é, sem dúvidas, um prejuízo para o sistema democrático, que, em sua essência, pressupõe concorrência.
Quem vai fiscalizar?
Todos os candidatos da cidade cabem na mesma foto
Além de não ter chapa majoritária adversária, o grupo do prefeito Toninho e do candidato Clei Carvalho tem 100% dos candidatos a vereador do município. São 20 nomes disputando nove vagas na Câmara Municipal, divididos nos partidos PSD, MDB e PT. Ou seja, todos os vereadores eleitos em Caridade vão ser aliados do prefeito.
A pergunta que fica é: quem vai fiscalizar a gestão municipal?
Não é a boa política
Certamente o prefeito Toninho e seus aliados enaltecem o "consenso", a "união" em mais uma eleição. Devem falar também que a candidatura única é motivada pelo sucesso da atual gestão municipal. Políticos têm sempre um argumento para justificar aquilo que não é bom. No caso de Caridade, não há nada que enaltecer. Não há habilidade política a ser celebrada. Uma cidade ter candidatura única em duas eleições seguidas é uma tragédia.
OUTROS ASSUNTOS
| Dois times do povo?
Convites para convenção divulgados pelos candidatos em São João do Piauí (Reprodução/Instagram)
A disputa pela prefeitura de São João do Piauí, a 457 km de Teresina, promete ser uma das mais acirradas do estado. O prefeito Ednei Amorim (MDB) duela com o médico Alexandre Mendonça (PSB), que conseguiu unir a oposição. Na convenção de Mendonça no último domingo (28), estavam presentes líderes do PT, como o deputado estadual Firmino Paulo e o ex-governador Wilson Martins. Em São João, tanto Ednei Amorim quanto Alexandre Mendonça são aliados do governador Rafael Fonteles (PT). Edinei diz que seu grupo é o "time do povo" e Mendonça garante ser do "verdadeiro time do povo".
| Convocação de ministro
Senador Ciro Nogueira (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) reagiu ao que considera ser omissão do governo brasileiro diante da polêmica eleição em que o ditador Nicolás Maduro diz ter sido reeleito na Venezuela. Diante disso, o senador piauiense propôs a convocação do ministro do Relações Exteriores Mauro Vieira para dar explicações no Senado. "Diante da omissão, do silêncio, da conivência e da falta de reação perante o novo golpe perpetrado por Maduro em sua ditadura na Venezuela, vamos propor a convocação do ministro das Relações Exteriores no Senado com urgência. Para tentar explicar o inexplicável", informou Ciro.
| Rosângela Moro de vice
Rosângela Moro será candidata a vice (Reprodução)
A deputada federal Rosângela Moro (União Brasil) foi confirmada ontem segunda-feira (29) como candidata a vice-prefeita de Curitiba, no Paraná. A mulher do senador e ex-juiz Sergio Moro concorre na chapa do deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil), que aparece em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais, porém, empatado com o segundo colocado na margem de erro. Rosângela Moro é deputada federal por São Paulo, mas em março de 2024 transferiu o domicílio eleitoral de volta para o Paraná, estado onde o marido Sergio Moro foi eleito senador em 2022.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .