Gustavo Almeida

Asfaltamento de 70 ruas aquece disputa política em São Raimundo Nonato

Grupos do deputado Hélio Isaías e do senador Marcelo Castro disputam “bônus político” de obras do Governo do Estado a menos de 5 meses da eleição.

08 de maio de 2024 às 08:50
5 min de leitura

A disputa pela prefeitura do município de São Raimundo Nonato fica a cada dia mais acirrada. O tempero que deixa a refrega eleitoral sãoraimundense mais quente são os padrinhos dos dois pré-candidatos a prefeito. Isaías Neto (PT) é o nome lançado pelo deputado estadual Hélio Isaías e pela esposa, a prefeita Carmelita Castro (PT). Rogério Castro, atual vice-prefeito que rompeu com a gestão, é a aposta do senador Marcelo Castro (MDB).

De um lado, senador Marcelo Castro e seus aliados; do outro, o deputado estadual Hélio Isaías e os seus

Como os dois são de partidos da base do governador Rafael Fonteles (PT) e votaram no petista em 2022, há uma disputa entre os dois grupos para ver quem é mais ligado ao governador. Nessa disputa, os padrinhos dos pré-candidatos são os personagens principais. Cada um deles tenta ligar o governador ao seu pré-candidato.

Briga pelas 70 ruas

A bizarrice dessa disputa ganhou um novo capítulo nesta semana. Hélio Isaías e Carmelita gravaram vídeo numa rua anunciando o asfaltamento de mais de 70 ruas da cidade a cinco meses da eleição. No vídeo, Carmelita diz que a obra do Governo foi conseguida graças ao esforço dela e do marido.

"Quero dizer para a população: nós sim foi quem trouxemos mais essa obra para São Raimundo Nonato", disse a prefeita.

Hélio e Carmelita dizem que conseguiram a obra

Em outro trecho, ela fala que a obra era compromisso dela e do marido e diz que parte dos recursos foram deixados por Hélio Isaías quando ele era secretário de Transportes ainda no governo de Wellington Dias (PT). A gravação claramente busca capitalizar os dividendos políticos do asfaltamento das vias para o grupo dela.

Reação de Marcelo Castro

Não demorou muito para que houvesse reação. Nesta terça-feira (7), o senador Marcelo Castro levou o deputado federal Castro Neto, o pré-candidato Rogério Castro e outros aliados para uma das ruas que estão sendo asfaltadas e também gravou um vídeo. Na gravação, Marcelo diz que serão 74 ruas asfaltadas e disse que a obra é fruto de um compromisso do governador Rafael Fonteles quando ele ainda era coordenador do programa PRO-Piauí.

Marcelo diz que obra é do governo estadual, conseguida pelo "nosso governador" (Reprodução/Instagram)

Marcelo faz questão, o tempo inteiro, de falar que a iniciativa é do governo estadual.

"Esse é um compromisso do nosso governador, o grande governador Rafael Fonteles, ainda quando ele gerenciava o PRO-Piauí, criado pelo seu antecessor, o nosso grande amigo Wellington Dias. Quem coordenava o PRO-Piauí era o Rafael Fonteles. Promessa feita, promessa cumprida. Parabéns governador Rafael Fonteles. Você está fazendo aquilo que você prometeu quando ainda era candidato. Estamos aqui comemorando essa grande ação que você está fazendo em nossa cidade", falou Marcelo.

Promessas e mais promessas

Grupos acirram disputa em São Raimundo Nonato

No vídeo de Carmelita Castro e Hélio Isaías, o casal também agradece ao governador Rafael Fonteles e promete que o trabalho não vai parar. "Nosso compromisso é continuar trabalhando pelo desenvolvimento da nossa cidade. É o nosso compromisso sempre falar a verdade para o povo de São Raimundo Nonato", disse Hélio Isaías.

Já Marcelo Castro e os aliados também prometeram mais: "E muito mais virá. Brevemente vamos começar o asfalto para o São Vítor, vamos começar o asfalto que vem do aeroporto para o Cipó, vamos fazer o asfalto do Baixão dos Diógenes, ou seja, nosso propósito é não deixar nenhuma rua de São Raimundo sem asfalto", disse o senador.

Nota do colunista

Em um estado com tantas carências históricas e com problemas sociais graves e persistentes, o que os políticos - e os governos - mais se importam é sair derramando asfalto e calçamento em tempos de eleição. A mesquinha disputa pela paternidade dessas obras em períodos pré-eleitoral e eleitoral diz muito sobre o nosso tamanho perante o Brasil.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas