Coluna Letras da Política

Gustavo Almeida

Aliados de Flávio Nogueira conquistam prefeituras importantes do Piauí

De olho numa candidatura ao Senado em 2026, deputado celebra vitória de aliados, mas diz que quantidade de prefeitos não é critério pra definir chapa.

13 de outubro de 2024 às 23:50
4 min de leitura

O resultado das eleições municipais de 2024 foi positivo para o deputado federal Flávio Nogueira (PT). Políticos ligados ao parlamentar petista venceram eleições para prefeito em mais de 20 cidades do Piauí.

Entre as cidades estão colégios eleitorais importantes na cena política estadual como Piripiri, Altos, Campo Maior, Luís Correia, Valença do Piauí, Demerval Lobão e Palmeirais.

De vários partidos

Os prefeitos ligados a Flávio Nogueira estão distribuídos em diversos partidos, tanto da base do governador Rafael Fonteles (PT) como da oposição. São gestores do PT, do MDB, do PDT, do Solidariedade e do Progressistas.

Em Piripiri, quarta cidade mais populosa do estado, a prefeita Jôve Oliveira (PT) é aliada de primeira hora do deputado federal. Ela foi reeleita com 72% dos votos válidos, impondo uma maioria de mais de 17 mil votos sobre o segundo colocado.

Em Altos, sétima cidade mais populosa, Flávio Nogueira é apoiado pelo prefeito Maxwell da Mariínha (MDB), que foi reeleito com 72,89% dos votos, alcançando uma maioria de quase 14 mil votos sobre Warton Lacerda (PT).

Na cidade de Campo Maior, Flávio Nogueira é aliado político do prefeito Joãozinho Félix (Progressistas), que foi reeleito com 64,29% dos votos válidos. A maioria sobre o 2º colocado Paulo Martins (PT) passou de 8 mil votos.

Em Luís Correia, no litoral piauiense, a atual prefeita Maninha Fontenele (PT) se reelegeu com mais de 11 mil votos, chegando a 52,96% dos votos válidos. Ela derrotou Rafael Silva (PSD), que teve 47,04% dos votos válidos.

De olho no Senado

Flávio Nogueira durante entrevista ao PodCosta, do jornalista Feitosa Costa (Foto: Reprodução)

Flávio Nogueira está no terceiro mandato de deputado federal e já confirmou a intenção de ser candidato a senador nas eleições de 2026. Para isso, ele terá que conquistar um dos espaços na chapa majoritária governista, posto que também é cobiçado por outros aliados do governador Rafael Fonteles.

Só prefeitos não dá

Apesar de celebrar a vitória de prefeitos que o apoiam em dezenas de municípios, Flávio Nogueira sempre afirma que quantidade de prefeitos não é fator que define a escolha de um candidato a senador. Segundo ele, a eleição de senador é majoritária e por isso diversos outros fatores precisam ser considerados, como o sentimento popular, a formação do candidato, o discurso e sua atuação política.

"A candidatura majoritária é totalmente diferente de uma proporcional. Não precisa desses tantos prefeitos que dizem aí. A majoritária é uma eleição que você escolhe ou um ou outro. O voto é disputado por um e por outro. E sendo majoritária, o eleitor não vai analisar o voto do prefeito, ele vai analisar a postura do candidato, a sua vida pública, a sua formação, atuação no Congresso Nacional, o seu discurso. Essa é a candidatura majoritária.", explica o deputado federal.

Veja também:
Flávio Nogueira minimiza ranking dos partidos nas eleições do Piauí: "Partido hoje é só um cartório"

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas