Advogada do instituto QUAEST no Piauí é a mesma do Progressistas
Polêmica pesquisa QUAEST e seus parceiros no Piauí. Muitas dúvidas pairam no ar.
A polêmica pesquisa QUAEST e seus parceiros no Piauí
O Instituto QUAEST PESQUISAS, CONSULTORIA E PROJETOS LTDA tem nova rodada de pesquisas para prefeito de Teresina anunciada para esta segunda-feira(16), dentro do telejornal local da TV Clube, afiliada Globo no Piauí . A última pesquisa, todos recordam, foi impugnada através de ação impetrada pelo Diretório Estadual do MOBILIZA do qual Telsirio Alencar faz parte e funcionou como advogado na ação.
Com o enunciado de nova pesquisa, o partido entrou com nova ação, novamente com Telsirio como advogado ( e parte interessada diretamente, pois é candidato e se sente prejudicado) ao tempo em que aguarda decisão da corte eleitoral.
Até aí nada a estranhar, inclusive a decisão do instituto reagir a ação de impugnação e buscar evitar a proibição de divulgação da mesma.
O que causa estranheza são os fatos que faço questão de destacar a seguir.
TV Clube montou chamada antecipada de divulgação da pesquisa
A Tv Clube, historicamente, divulga pesquisas eleitorais em parceria com institutos ligados ao grupo Globo de comunicação. Nesta eleição o QUAEST foi escolhido pela Globo para fazer pesquisas em 26 cidades, entre elas Teresina.
O QUAEST foi fundado em 2016 em Belo Horizonte (MG). Até 2020 a empresa só realizava pesquisas eleitorais em Minas Gerais. Depois de firmar a parceria com a Genial Investimentos, começou a expandir os levantamentos a nível nacional.
Várias empresas de pesquisa no Brasil se autodenominam "institutos", o que pode
passar a ideia de que são entidades filantrópicas ou ligadas a alguma instituição de ensino. Na realidade, todas são empresas privadas com fins de lucro.
O fato estranho nessa rodada é que a Tv Clube vem anunciando a divulgação da próxima pesquisa, de forma reiterada, em toda a sua grade, usando uma de suas apresentadoras de telejornal. Anuncia até uma entrevista com o representante do instituto, Felipe Nunes , como forma de dar maior credibilidade aos números que irá anunciar.
Geórgia Nunes, advogada do QUAEST é também advogada do Progressistas, no Piauí.
O candidato Telsirio Alencar, que funcionou como advogado do MOBILIZA na ação de impugnação, contra a anterior e também contra a que está sendo divulgada, chamou a atenção da coluna sobre outro fato muito estranho: a advogada que assina a ação do QUAEST é Geórgia Nunes, renomada profissional do Direito, que sempre manteve fortes e umbilicais ligações com o partido Progressistas, no Piauí.
Geórgia é especialista do eleitoral e tem em seu currículo grandes embates durante eleições, sempre em defesa de partidos e candidatos que fazem oposição ao PT e seus partidos aliados.
Não se sabe se ela ainda está credenciada como advogada do Progressistas, mas suas ligações são públicas e indiscutíveis. Na última eleição ela esteve o tempo todo a frente da campanha de Sílvio Mendes, foi sua procuradora Geral do Município, em 2017, e recentemente, em maio deste ano, funcionou como advogada da suplente de vereadora Graça Amorim, do Progressistas, em polêmica ação movida contra o médico Leonardo Eulálio.
Ilegal não é, mas que é estranho, isso é.
O QUAEST sempre vem na contramão de todos os demais institutos . Por quê?
Ao tempo em que a maioria dos institutos de pesquisa traz resultados similares, mostrando uma disputa acirrada, com o candidato Fábio Novo já a frente de Silvio, o QUAEST, pelo que se especula e pelos números divulgados em sua última rodada, colocará Silvio a frente de Fábio Novo. Diante de tudo isso, as perguntas que ficam são:
- Qual metodologia usada pelo QUAEST ?
- O fato de Geórgia ser a advogada contratada pelo instituto e ser a advogada do Progressistas, aliado de Silvio, não é suspeito?
- Qual a razão da TV Clube fazer propaganda antecipada da divulgação da pesquisa?
Confira links: ação de impugnação e defesa do QUAEST, assinada por Geórgia.
Manifestação pelo INDEFERIMENTO da liminar.pdfCOMPROVANTE DE PROTOCOLO.pdf
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .