Direto ao Ponto

Alerta do jornal Financial Times pode atingir setor agrícola no Piauí

O renomado jornal de Londres chama atenção para os impactos mundiais que serão causados pelo aquecimento global nos próximos anos.

07 de agosto de 2023 às 12:21
2 min de leitura

Matéria publicada no renomado jornal londrino Financial Times, chama a atenção para os impactos mundiais que serão causados pelo aquecimento global nos próximos anos. Dentre as diversas consequências previstas, o aumento da concentração de CO2 afetará consideravelmente o setor agrícola em um futuro muito próximo. Além disso, os impactos se farão sentir de maneira desigual pelo mundo.

Jornal londrino Financial Times. - Foto: Financial Times

Assim, o hemisfério Sul será mais impactado, o que é mais preocupante para nossa produção brasileira e piauiense. O hemisfério Norte terá, provavelmente, um abalo menor em sua produção agrícola, ampliando o atual nível das desigualdades do planeta.

O milho, um dos principais cereais utilizados na alimentação humana e animal de todo o planeta e 2º principal produto do agro piauiense poderá ter, segundo aquele jornal, uma redução de 24% na produção, fruto daqueles fatores climáticos.Este panorama é totalmente oposto ao nosso quadro atual.

Aquecimento global. - Foto: FreePik

De fato, entre 2000 e 2023, a produção piauiense de milho cresceu 1270%, saltando de 229 mil toneladas no início do período, para 3,1 milhões de toneladas no corrente ano. A área plantada do produto alcançou – segundo o IBGE – cerca de 633 mil hectares, o que representa 1/3 da área total plantada em nosso Estado.

O Brasil é o 3º maior produtor mundial do produto – em termos de área plantada – com 13 milhões de hectares.Reconhecendo a importância das previsões feitas pelo Financial Times, o produtor meio paulista e meio piauiense Sérgio Bortolozzo, ao tomar posse como presidente da Sociedade Rural Brasileira para o período 2023/2025, afirmou que viabilizar pautas e ações de sustentabilidade e de compromisso com uma agricultura de baixo carbono seria prioridade da SRB.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas