Andressa Martins

Pré-candidatos em Teresina: 12 nomes tentam se viabilizar de olho na cobiçada cadeira de prefeito

O Lupa1 fez um levantamento e traçou o perfil dos principais nomes que tentam entrar para a disputa.

27 de maio de 2023 às 14:39
11 min de leitura

Faltando menos de um ano e meio para as eleições municipais em Teresina, muitos são os pré-candidatos a prefeito. O Lupa1 fez um levantamento e traçou o perfil dos principais nomes que tentam entrar para a disputa.

Confira lista:


Dr. Pessoa (Divulgação/Ascom)

Dr. Pessoa (Republicanos)

O atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, deverá se candidatar à reeleição em 2024. O chefe do executivo municipal tem 76 anos, é médico e atualmente está filiado ao Republicanos.

José Pessoa Leal foi eleito prefeito da capital em 2020 pelo MDB em um segundo turno contra o ex-secretário de Educação, Kleber Montezuma (PSDB), candidato do então prefeito Firmino Filho. Dr. Pessoa contou com o apoio de nomes como o atual vice-governador Themístocles Filho, senadores Marcelo Castro e Wellington Dias.

A trajetória política de Dr. Pessoa iniciou em 1988, quando foi candidato a prefeito de Água Branca, mas não obteve êxito. Em 1990 perdeu eleição para deputado estadual, em 1996 disputou a prefeitura de Lagoinha, mas também foi derrotado.

Em 2000 Dr. Pessoa foi eleito vereador de Teresina e perdeu a disputa para deputado estadual em 2002, mas foi reeleito para a Câmara Municipal em 2004, 2008 e 2012. Em 2014 foi eleito deputado estadual e em 2016 disputou a eleição para prefeito de Teresina contra Firmino Filho e contra Wellington Dias ao Governo do Piauí em 2018, mas foi derrotado.

Franzé Silva (Foto: Lupa1)

Franzé Silva (PT)

O atual presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, também é um dos pré-candidatos para a disputa pelo Palácio da Cidade em 2024. O petista tem 56 anos, é formado em Ciências Contábeis e está em seu segundo mandato de deputado estadual.

Franzé iniciou a vida pública assessorando a vereadora Francisca Trindade e posteriormente assumiu a Diretoria Administrativa da Secretaria de Educação (Seduc), foi superintendente da Secretaria de Fazenda e secretário da Fazenda, Administração e Previdência nos governos Wellington Dias.

Auditor fiscal concursado na Prefeitura de Teresina, Franzé assumiu o cargo de presidente do legislativo estadual após a saída de Themístocles Filho para a vice-governadoria. Foi reeleito presidente da Alepi no início de 2023.

Marcos Aurélio Sampaio (Câmara dos Deputados)

Marcos Aurélio Sampaio (PSD)

O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio também é um dos pré-candidatos a prefeito da capital. Marcos Aurélio tem apenas 31 anos, é advogado e está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados.

Filho do vice-governador Themístocles Filho (MDB) e irmão do deputado estadual Felipe Sampaio (MDB), Marcos Aurélio é o deputado federal mais jovem do Piauí. Foi reeleito em 2022 com quase 80 mil votos.


Bárbara do Firmino (Andressa Martins/Lupa1)
Bárbara do Firmino (Progressistas)

Filha do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho com a ex-deputada estadual Lucy Soares, a deputada estadual Bárbara do Firmino é uma das pré-candidatas a prefeita de Teresina em 2024.

Estreante na política, Bárbara é filiada ao Progressistas e venceu a primeira disputa política em 2022, quando foi eleita deputada estadual com mais de 35 mil votos.

Bárbara é médica, casada e tem 28 anos.


Luciano Nunes (Alepi)

Luciano Nunes (PSDB)

O ex-deputado estadual Luciano Nunes é o pré-candidato do PSDB para o Palácio da Cidade. Luciano Nunes Santos Filho é advogado, tem 45 anos e é filho do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Luciano Nunes.

Foi eleito deputado estadual pelo partido em 2002, 2006, 2010 e 2014. Em 2018 decidiu disputar a eleição para governador do Piauí, mas ficou em terceiro lugar.

Luciano Nunes Filho foi também secretário de Administração de Sílvio Mendes e Firmino Filho, foi secretário municipal de Governo e presidiu a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Fábio Novo (Alepi)

Fábio Novo (PT)

O deputado estadual Fábio Novo é um dos nomes que tentam viabilidade dentro do Partido dos Trabalhadores. O petista é formado em Pedagogia pela UFPI, em Jornalismo pela Faculdade Santo Agostinho e tem 48 anos.

Iniciou a vida pública como assessor técnico da Secretaria de Interior e Assuntos Municipais do governo Mão Santa. Embora pouca gente comente, Fábio Novo foi eleito vereador de Bom Jesus pelo PSDB em 1996, finalizando seu mandato em 2001.

Após se filiar ao PT, Fábio Novo foi eleito vice-prefeito de Bom Jesus em 2004. Em 2006 disputou uma vaga de deputado estadual pelo PT, mas não foi eleito. Assumiu uma vaga na Alepi no fim de 2007 após a indicação de Olavo Rebelo ao TCE-PI.

Foi reeleito deputado estadual em 2010, 2014, 2018 e 2022. Foi secretário de Cultura nos dois últimos governos de Wellington Dias. Em 2020 disputou a Prefeitura de Teresina, mas não obteve êxito.


Enzo Samuel (Foto: Andressa Martins/Lupa)

Enzo Samuel (PDT)

Enzo Samuel está em seu segundo mandato como vereador de Teresina, tendo sido eleito presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2023-2024.

Advogado, iniciou sua trajetória política como assessor jurídico do Diretório Central Estudantil da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e ganhou notoriedade durante os protestos contra o aumento do valor da passagem de ônibus da capital, entre os anos 2011 e 2012.

Foi eleito a primeira vez em 2016 pelo PCdoB e reeleito vereador pelo PDT em 2020.

Jeová Alencar (Lupa1)

Jeová Alencar (Republicanos)

Formado em Direito na Universidade Estadual do Piauí, Jeová Alencar já trabalhou como ajudante de pedreiro e motorista antes de entrar na vida pública. Assumiu a coordenação de ensino profissionalizante da Secretaria de Justiça do Estado, vindo a ser secretário de Justiça de forma interina. Alencar também foi diretor do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI).

Em 2012 disputou sua primeira eleição para vereador de Teresina pelo PTC e foi eleito com 3.569 votos. Em 2016 foi reeleito vereador com mais de 10 mil votos.

No ano de 2017 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Teresina e em 2019 foi reconduzido ao cargo. Em 2020 foi novamente o vereador mais bem votado da capital, com mais de 11 mil votos. Na outra eleição da Mesa Diretora Jeová foi eleito pela terceira vez presidente do legislativo municipal.

Em 2022 Jeová Alencar foi eleito deputado estadual com mais de 44 mil votos.

Sílvio MendesGustavo Almeida/Lupa1

Sílvio Mendes (União Brasil)

Médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco e com especialização em Ortopedia e Traumatologia, Sílvio Mendes também é um dos pré-candidatos a prefeito da capital. Iniciou a vida pública como presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) nas gestões de Raimundo Wall Ferraz (1993-1995), Chico Gerardo (1995-1996) e Firmino Filho (1997-2004).

Em 2004 foi lançado pelo então prefeito Firmino Filho como candidato do Palácio da Cidade e venceu Adalgisa Moraes Souza, esposa de Mão Santa, no segundo turno. Em 2008 foi reeleito prefeito de Teresina, renunciando o mandato em 2010 para disputar o Governo do Piauí, mas foi derrotado por Wilson Martins.

Em 2022 voltou à cena política e disputou o Governo do Estado, mas perdeu a eleição para Rafael Fonteles (PT) no primeiro turno.



Ismael Silva (Câmara de Teresina)

Ismael Silva (PSD)

Com base eleitoral na região da Grande Santa Maria, zona Norte de Teresina, o vereador Ismael Silva é um dos nomes que integram a lista de pré-candidatos a prefeito da capital. Com apenas 32 anos, Ismael está em seu primeiro mandato como vereador.

Formado em Direito pelo Instituto Camilo Filho, Ismael Silva chamou atenção quando no dia de sua formatura recebeu o diploma com um cartaz dizendo que “o filho do pedreiro e da catadora de castanhas também venceu”. Na época Ismael foi entrevistado por Fátima Bernardes e Marília Gabriela.

Após a projeção nacional, Ismael se candidatou a vereador de Teresina em 2016, ficando na suplência. No ano de 2020 foi novamente candidato e se elegeu vereador de Teresina.

Merlong SolanoPablo Valadares/Câmara dos Deputados

Merlong Solano (PT)

Nascido no município de Inhuma, Merlong Solano tem 64 anos e é graduado em Economia e mestre em História Social pela PUC de São Paulo. Solano é membro-fundador do Partido dos Trabalhadores no Piauí.

Entre 2003 e 2006 foi secretário estadual de Planejamento, no primeiro governo de Wellington Dias. Entre 2006 e 2007 foi secretário de Governo, cargo que voltou a ocupar entre 2015 e 2019. Presidiu a Agespisa e também foi secretário estadual de Administração e Previdência.

Em 2010 foi eleito deputado estadual e em 20015 assumiu o mandato como suplente de deputado federal. Em 2022 disputou as eleições e ficou na primeira suplência, assumindo a vaga de deputado federal com a nomeação de Rejane Dias como conselheira do Tribunal de Contas do Estado.


Dr. Vinicius (Gustavo Almeida/Lupa1)
Dr. Vinicius

Formado em Medicina pela Universidade Estadual do Piauí, Vinicius Pontes do Nascimento é especialista em Ortopedia e Traumatologia e é um dos quatro nomes que tentam viabilizar uma pré-candidatura a prefeito de Teresina pelo Partido dos Trabalhadores.

Dr. Vinicius atuou como diretor do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP) entre os anos de 2015 e 2022, quando deixou o cargo para se candidatar a deputado estadual. Foi eleito com mais de 33 mil votos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas